×
Loading ...

Ideias de decoração para um conjugado de quarto e sala

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um imóvel com um quarto conjugado a sala é normalmente chamado de estúdio. Ele pode ter uma cozinha separada, ou não. Às vezes, a cozinha é simplesmente cubículo - com um pequeno refrigerador, um fogão de quatro bocas e um micro-ondas embutido -, no canto do cômodo. Decorar um conjugado é um desafio quando se pretende manter a privacidade e ainda ter espaço suficiente para receber convidados.

Decorar um apartamento conjugado pode ser um desafio (robinimages/iStock/Getty Images)

Dupla funcionalidade

Todos os objetos em um estúdio devem possuir mais de uma funcionalidade. Prefira uma mesa de trabalho que possa ser utilizada com mesa de jantar para duas ou quatro pessoas. Ou escolha uma mesa dobrável acoplada à parede. A mesa pode ser usada como uma escrivaninha e, eventualmente, como uma mesa de jantar. Escolha um sofá-cama ou um futon. Teste o colchão para saber se ele é confortável. Uma bicama com uma colcha plissada e um edredom pode ser utilizada como um sofá durante o dia, apenas colocando almofadas nas costas e como uma cama à noite. Use uma cesta de vime com tampa como criado mudo.

Loading...

Divisórias

Não há como disfarçar uma cama de casal grande, ela sempre irá parecer uma cama. Por conta disso, pode se tornar desconfortável receber amigos do sexo oposto. Coloque uma divisória tampando a cama, assim ela não estará mais visível no cômodo. Coloque a cama em uma extremidade do cômodo distante da entrada. Utilize um painel Shoji (tipo de tapume comum na decoração japonesa), pendure cortinas ou até mesmo instale uma persiana que cubra do teto até o chão para esconder a área da cama. Outras possíveis divisórias, podem ser: portas de correr, divisórias dobráveis ou estantes de livros. Divisórias removíveis ou ajustáveis possibilitam modificações no layout do ambiente para torná-lo mais arejado quando você estiver sozinho em casa.

Painel Shoji (amanaimagesRF/amana images/Getty Images)

Definindo as cores

Mesmo espaços pequenos podem ser usados de formas diferentes dentro do cômodo. Espaços para jantar, dormir, comer, trabalhar e para o entretenimento podem ser diferenciados pela cor e, ainda assim, apresentarem uma decoração coesa. O truque é escolher cores do mesmo tom. As cores principais da sua decoração podem ser cerúleo e marrom. Na área de dormir, ambas as cores podem ser usadas em tons mais escuros. O edredom pode ser azul safira e as fronhas marrom escuro. O cerúleo pode aparecer nas cortinas da janela, e o marrom nas ferragens. A área para entretenimento pode privilegiar o azul e o marrom em tons mais claros. O ambiente ficará harmônico pois o esquema de cores será mantido, mas cada área será um pouco diferente da outra.

Sofá-cama futon (anyaberkut/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...