Ideias para decoração da sala de aula para o professor de matemática

Escrito por contributing writer | Traduzido por cassiane ogliari
Ideias para decoração da sala de aula para o professor de matemática

A decoração da sala de aula ajudará na aprendizagem dos alunos

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O processo didático envolve diversos fatores, como o tipo de aluno, a estratégia de ensino e os materiais utilizados. Para um professor ensinar de forma eficaz, ele deve ter uma boa compreensão do assunto. Ele também deve utilizar recursos audiovisuais de forma eficaz. Os alunos muitas vezes consideram matemática uma disciplina difícil; portanto, o professor deve improvisar e sabe como motivar seus pupilos da melhor forma para que aprendam os conteúdos trabalhados em aula. Decorar a sala de aula de forma adequada ajudará a aumentar o interesse dos alunos pelos assuntos aprendidos.

Outras pessoas estão lendo

Cartazes

Os cartazes são uma boa alternativa para o ensino de um conceito, porque os alunos os verão todos os dias. Você pode criar cartazes divertidos e facilmente memorizáveis utilizando sua criatividade. Saber do que os alunos gostam pode guiá-lo e dar algumas ideias a serem colocadas nos cartazes. Além de falar especificamente sobre matemática, você pode associar os cartazes a qualquer outro assunto que está na moda. Quando for véspera de Natal, por exemplo, crie peças que relembrem a data. No Dia dos Namorados, utilize esse tema para o design. Além disso, uma boa ideia é escrever equações simples de matemática que devem ser lembradas. Ou, também, utilizar decorações temáticas. Alguns exemplos de temas são: Avatar, Harry Potter ou Shrek. Quando os alunos olharem para o cartaz, lerão o que foi escrito nele. Lembre-se de projetá-lo de forma que qualquer pessoa possa lê-lo mesmo à distância.

Objetos móveis

Você pode criar objetos em tamanho natural e deixá-los nos cantos da sala. Os alunos podem levá-los para o centro da sala de aula durante as discussões e sempre que necessário. Alguns exemplos são calculadoras e ábacos. É possível projetá-los também de forma que sejam interativos. Sua criatividade os tornará mais interessantes e memoráveis. Peça a ajuda de técnicos para deixá-los com uma interface interativa. Se não conseguir preparar um material assim, então inove e faça um objeto de auxílio no ensino menos moderno. A ideia é que, enquanto o objeto fica no canto da sala, os alunos o manipulem um dia ou outro por curiosidade e aprendam a utilizá-lo com a experiência.

Tiras visuais para pendurar no ambiente

Essa ajuda visual pode ser feita de papel manilha ou papelão suave, mas não se deve encher a sala com esse recurso. Você pode cortar o papel em tiras estreitas, visualmente chamativas, e pendurá-las apenas durante as aulas de matemática. Pode-se escrever nelas coisas importantes a serem lembradas, dicas para o aprendizado de matemática, partes de uma equação e assim por diante. Você pode preparar tiras separadas sobre uma mesma equação matemática e permitir que os alunos as relacionem e montem a equação. Também pode-se apresentar nelas problemas de matemática simples, alguns princípios da matéria e frases. Mudar o tema de vez em quando, utilizando-se o que está na moda, irá despertar a curiosidade dos alunos e motivá-los a utilizar e ler as tiras.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media