×
Loading ...

Ideias de decoração sustentável

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Introdução

O mundo mudou e é uma questão de tempo para nos adaptarmos às novas tendências. Viver em harmonia com o meio ambiente é fundamental para nossa própria sobrevivência no planeta. Mais do que nunca, nosso futuro está baseado nos conceitos de sustentabilidade econômica, ambiental e social. Isso exige modificações de hábitos, de modos de pensar e alternativas para formar uma geração mais crítica e menos consumista. Com medidas simples, aliadas à imaginação e criatividade, podemos criar móveis novos respeitando os conceitos de sustentabilidade em voga. Decoração sustentável é o futuro. Comece já!

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Luminária

Para dar um aspecto ao mesmo tempo rústico e bucólico para sua casa, uma ótima opção são as luminárias feitas com bambu e fibras de algodão. Você pode comprar prontas, mas, com um pouco de criatividade e esforço, pode fazer suas próprias luminárias. As tiras de bambu servem como suporte, enquanto as fibras de algodão dão o tom, filtrando a luz da lâmpada. O resultado é um objeto sofisticado que certamente vai fazer a diferença em sua casa.

MASH/Photodisc/Getty Images

Gaiolas decorativas

Libertar o pássaro e usar a gaiola como decoração dá um ar vintage para sua casa. Gaiolas são peças curiosas que dão um aspecto diferente no ambiente. Basta imaginação. Quer ver? Algumas velas dentro serão suficientes para ressaltar uma atmosfera poética. Em contato com a luz, as linhas da gaiola marcam sombras em listras. Penduradas no alto ou apoiadas sobre a mesa, podem servir como um bom objeto de decoração.

Gary Faber/Valueline/Getty Images

Estante de caixote de feira

Sabe aqueles caixotes que você vê na feira? Pois é, eles podem ser uma decoração e tanto para sua casa. Empilhando um sobre o outro, por exemplo, consegue uma bela estante para livros. Basta pintar para transformar o caixote em um móvel interessante. Além de estante, podem ser usados como mesas de apoio ou revisteiros. Não há limites para a imaginação.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Biombo sustentável

Com algumas peças simples e imaginação de sobra, você pode construir um biombo sustentável que não fica nada a dever aos produtos das lojas. Usando partes de pisos laminados, que sempre sobram e costumam ser descartados em uma reforma, pode montar o corpo do biombo. As dobradiças juntam as diferentes partes e o toque final fica por conta de um tecido à sua escolha para forrar o biombo. E pronto!

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Almofada com material reciclável

A iniciativa de reaproveitar materiais está sendo usada para gerar produtos de ótima qualidade. Um guarda-chuva velho, prestes a ir para o lixo, pode virar uma almofada para o seu sofá. O seu tecido deve ser recortado e aplicado sobre algum tipo de preenchimento, como uma almofada antiga ou enchimento que se compra nas casas de tecido. Com materiais de costura, o antigo guarda-chuva logo dá lugar a uma confortável almofada.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Madeira de demolição

Usar materiais provenientes de demolições também é uma boa postura de preservação do meio ambiente. Nos últimos anos, o mercado de arte e móveis absorveu o uso desse tipo de madeira, que vem de resíduos de casarões e pontes antigas, por exemplo. Além da questão da sustentabilidade, as madeiras de demolição se destacam por seu estilo único, uma mistura entre o rústico e o sofisticado.

Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images

Garrafas PET

As garrafas de refrigerante podem dar vida a uma série de novos objetos. Cortando ao meio, é possível fazer delas uma lixeira com a parte de baixo. Basta inserir dois barbantes e a lixeira fica pronta para ser pendurada na cozinha, por exemplo. Outra alternativa é montar um banco para sentar, uma espécie de pufe. Basta encaixar algumas garrafas PET, unir com uma fita, colocar uma espuma na ponta e cobrir tudo com um tecido colorido. Pronto, temos um banco confortável para receber as visitas.

Martin Poole/Lifesize/Getty Images

Móveis de livros

Se você tem muitos livros e pouco espaço, seu problema pode ser solucionado com móveis feitos deles. Quando ajustados de forma inteligente, separando os exemplares de capa dura, por exemplo, é possível fazer uma mesa de canto perfeitamente adaptada para deixar sua xícara durante a leitura. Outra solução é colocar organizadamente no centro da sala, como apoio para uma mesa de centro que pode ser finalizado com um suporte de vidro.

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Ralador de sabonete

Hoje em dia, a maior parte do sabão líquido que usamos contém uma grande quantidade de água. As barras de sabão são mais concentradas, não desperdiçam água, mas podem acumular bactérias. A saída, encontrada pela designer Nathalie Stämpfli, foi adaptar uma alavanca a um ralador para que o sabonete caia em flocos em suas mãos, uma adaptação que podemos tentar em nossas casas. O resultado é um produto ecologicamente correto e muito criativo.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Criatividade para fazer a diferença

Ideias para colocar os conceitos de sustentabilidade na sua rotina não faltam. Com criatividade e imaginação, é possível fazer a diferença no planeta. Como vimos aqui, os materiais estão à nossa disposição. Basta colocar a mão na massa. Tenha em mente que iniciativas são como sementes, elas crescem quanto mais as espalhamos. Faça sua parte.