Mais
×

Ideias para deixar sua festa de casamento mais animada

Casamento: dicas infalíveis para a festa
Getty Images

Introdução

Organizar um casamento é tarefa difícil, que pode levar meses sem ajuda profissional. E na hora de ter boas ideias para animar a festa, vale contar com familiares, amigas, revistas, sites e outros guias que oferecem dicas baratas, simples (ou nem tanto) e cheias de vida para alegrar a festa mais importante da vida do casal. Detalhes como a música, as bebidas e o ambiente contribuem — e muito! — para o astral da festa. Mas não deixe de levar em conta as preferências e particularidades do casal na hora de deixar a comemoração com a cara de vocês. Veja a seguir algumas ideias que vão ajudar a trazer mais diversão à sua festa.

Surpreenda os convidados com lembrancinhas personalizadas, na chegada e na saída
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Receber bem é uma arte

A recepção aos convidados, depois da cerimônia, é quando tudo começa. Podem ser distribuídos acessórios divertidos para os convidados agitarem na pista de dança, mini aperitivos e espumante em um coquetel, além de outros drinks e sucos de frutas da estação, principalmente se a festa acontece durante o dia. No caso de casamentos fora da cidade onde o casal mora, como hotéis e resorts, que tal receber a família e os amigos com gift bags? Experimente trazer mimos que ajudem os convidados a se acomodarem, além de mapas e outras informações pertinentes. Vale apostar em minigarrafas de vinho, macarons e outros doces e produtos como hidratantes e protetores solares, se o casamento for ao ar livre.

Sirva os convidados da forma mais adequada ao tipo de festa
Creatas/Creatas/Getty Images

Comes e bebes

Quem quer um casamento tradicional geralmente opta por serviço à francesa, servido diretamente aos convidados. Mas há outras opções para o catering da festa. Hoje já é comum optar por serviço de jantar com buffet, para que cada um se sirva quanto quiser. Pequenos quitutes ou porções mini de pratos clássicos e favoritos dos noivos também são uma possibilidade, para que os convidados não tenham que parar de circular em nenhum momento. A tendência entre as noivas brasileiras é apostar em elementos da nossa gastronomia para dar um ar regional e chique à comemoração.

Música, dança, diversão: os convidados querem dançar!
Pixland/Pixland/Getty Images

Decoração e clima

A ambientação é um dos aspectos mais importantes de um casamento. É ela que dá o tom da festa, entre algo mais formal ou desencanado. Para compor o ambiente com detalhes que lhe agradem, capriche na escolha das flores e na iluminação do salão. Luz indireta ou velas são as mais populares. Na hora de escolher a música, opte por elementos que garantam a diversão dos convidados, seja com um DJ ou banda ao vivo. Peça um repertório cheio de hits que vocês curtem e músicas especiais que lembrem momentos marcantes da vida do casal e de seus amigos e parentes. Afinal, eles também são parte importantíssima da festa!

Amêndoas: uma lembrancinha chique para se despedir dos convidados
Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Na hora da despedida...

As lembrancinhas de casamento são elementos aguardados no final da festa, e podem ser personalizadas ao gosto dos noivos. Uma proposta original é fugir um pouco dos clássicos bem-casados. Lojas especializadas oferecem opções como porta-retratos, chinelos, minibolos, amêndoas e dragées, canecas e até escapulários charmosos para noivas bem religiosas. Procure elementos personalizados para compor uma lembrancinha que fique na memória.

Balões coloridos no salão ou na saída da Igreja dão um efeito lúdico à festa
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Balões coloridos dão vida à festa

Uma ideia barata e divertida, principalmente em casamentos durante o dia, é espalhar balões coloridos, de tons variados, por todo o salão. Uma alternativa inusitada para o tradicional arroz na saída da igreja também é usar balões, que dão um efeito lindo nas fotos e filmagens. Os metalizados, em formatos de coração, por exemplo, funcionam muito bem para as cerimônias noturnas. Combine-os com as cores escolhidas para o resto da decoração.

Buquês diferentes também são tendência entre as noivas
Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images

Complemente a decoração com elementos da moda

Use cupcakes charmosos, com diferentes coberturas, para dar um toque de cor às mesas de doces e enfeites. Além disso, uma tendência recente entre as noivas é distribuir maçãs-do-amor como lembrancinhas, simbolizando a união entre os noivos, ao invés dos bem-casados. Outra tendência que está com tudo é explorar buquês de tecido, feitos de cetim e tule, com broches e camafeus 'vintage'. Em São Paulo, é possível encontrar lojas especializadas nesse tipo de acessório.

Invista em porta-retratos e memórias da vida juntos para decorar a festa
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Lembranças do casal na decoração

Um detalhe pequeno, mas que dá vida e alma à recepção é acomodar porta-retratos, bilhetes e outras memórias do casal, da vida em comum, amigos e família, ao lado do livro de mensagens dos convidados. Assim, ao assiná-los com votos de amor e felicidade aos noivos, cada um pode se sentir como parte integrante daquela história. Vale investir em fotografias antigas de família para emocionar mães, pais, tios e avós na hora da festa.