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Ideias de dieta semanal para a doença celíaca

Atualizado em 21 novembro, 2016

A doença celíaca é uma condição que afeta muitas pessoas. Ela é caracterizada por reações alérgicas a alimentos que contêm glúten, que incluem os pães feitos de trigo, centeio, espelta, kamut e farinha de cevada ou de quaisquer outros produtos assados e massas feitos desses grãos. As pessoas com doença celíaca passam por sintomas como inchaço, gases, fadiga, vômito e diarreia. Algumas são mais sensíveis do que outras e têm reações de gravidade variável. É importante, portanto, para aqueles que sofrem desta alergia alimentar prestarem atenção em sua dieta diária e criarem um cardápio semanal.

Dieta saudável (healthy foods image by Steve Lovegrove from Fotolia.com)

Alimentos processados

Vale a pena notar que muitos alimentos processados contêm trigo ou outros ingredientes derivados do glúten. Portanto, a melhor maneira de evitar qualquer problema potencial é comprar alimentos frescos e não processados. Porém, se quiser comprar alimentos processados, é importante checar os ingredientes listados e evitar acrescentar substâncias que você saiba que sejam derivadas do glúten. Alguns desses alimentos processados que você deve estar ciente incluem: sopas em caixas ou latas, molhos de soja, molho de carne, batata frita, batata frita de pacote, carnes processadas e refeições embaladas. Alguns desses podem ser livres de glúten, então leia o rótulo cuidadosamente. Se não estiver certo do que evitar quando comprar alimentos industrializados, é melhor optar pelos frescos, como verduras, frutas, carnes, farinha de trigo e outros ingredientes que você possa preparar.

Alimentos que você pode comer

Existe uma ampla variedade de bons alimentos disponíveis que são adequados àqueles que sofrem de doença celíaca e podem ser incorporados no plano de dieta semanal usando sua própria criatividade e preferências de gosto. Uma dieta diária pode incluir alimentos como os grãos e produtos como trigo e pão de trigo sarraceno, amaranto, milho, arroz indiano, painço, tapioca, arroz e quinoa. Experimente todas as nozes e sementes, como gergelim, girassol e outras. Todas as verduras, frutas, carnes, mel, ovos e produtos lácteos caem muito bem. Os alimentos que não contêm glúten também são recomendados, como alguns cereais.

Aperitivos livres de glúten

Se você gostar de lanches, procure por batata frita livre de glúten, taco, nachos, passas, nozes de milho, milho de pipoca, fruta seca, fruta fresca, biscoitos de arroz, queijo ralado, barras de proteína sem glúten, como a GeniSoy ou qualquer outro alimento que especifique ser livre dele. Inclua-os no seu plano de dieta semanal, para acrescentar variedade. Os lanches são principalmente adorados por crianças e podem ser uma forma saudável de compor a lancheira escolar.

Ideias para a dieta semanal

O plano de dieta semanal deverá incluir quaisquer alimentos que você goste que sejam seguros para os que sofrem de doença celíaca. Acrescente qualquer ou todos esses alimentos na sua dieta, a fim de refeições agradáveis e variadas. Alimentos seguros para o café da manhã incluem frutas, cereais livres de glúten, iogurte, mel, ovos, torradas de trigo mourisco, bolinhos de arroz livres de glúten, gergelim e manteiga de amendoim. Para o almoço, experimente saladas com óleo de oliva, ovos cozidos, frutas e sanduíche de trigo sarraceno com alface, queijo ou presunto. Para o jantar, tente comer legumes no vapor, carne fresca, peixe, arroz ou batata cozida na manteiga. Essas são apenas algumas ideias. É importante variar sua dieta e aproveitar o que você come, desde que sejam livres de glúten.

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