×
Loading ...

Ideias para um discurso em homenagem a alguém que faleceu

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando se escreve sobre alguém que acabou de falecer, inclua elementos que demonstrem o que a pessoa significava para você e para outros que a conheciam. Embora seja possível relembrar fatos bem-humorados relacionados ao falecido, também é importante manter o bom gosto ao longo do texto para não correr o risco de ser desrespeitoso.

O respeito se sobrepõe ao humor em um texto sobre alguém que faleceu recentemente (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Fale sobre a importância da pessoa na sua vida

Uma sugestão é escrever sobre como o falecido lhe influenciou. Por exemplo, se você estiver redigindo uma homenagem a um amigo de infância que faleceu, fale sobre como ele e sua família ajudaram você a superar a tristeza e a amargura quando ainda estava no colégio e perdeu seu pai.

Loading...

Fatos pouco conhecidos sobre a pessoa

Caso você saiba coisas pouco conhecidas sobre o falecido, mencione-as em seu tributo. Se o seu ex-professor da faculdade foi o primeiro candidato de oposição a ser eleito vereador em sua cidade, conte o que sabe sobre o assunto.

Reflexões feitas pelas pessoas queridas do falecido

Se você também é próximo da família e de outros amigos do falecido, escreva uma homenagem composta por palavras doces e memórias compartilhadas por essas pessoas. Ao redigir o texto, escreva de acordo com o gosto dos parentes e amigos para que os ouvintes possam saber o quanto o falecido era importante para as pessoas que ele amava.

Frases da pessoa falecida

Se você conhece mensagens de sabedoria que o falecido costumava divulgar, transforme-as no tema central da sua homenagem. Depois de cada citação, explique a mensagem que o falecido queria passar ao dizer tais coisas e diga que todos podem aprender com elas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...