×
Loading ...

Ideias divertidas para reforçar o bom comportamento em uma sala da pré-escola

Atualizado em 17 abril, 2017

Reforçar comportamentos positivos em crianças pequenas possui diversos componentes chave: certificar-se que elas sabem e entendem as expectativas da sala de aula, explicar as consequências tanto de comportamentos positivos quanto de negativos e estabelecer recompensas que são importantes para as crianças. Em relação a este último, os alunos podem não valorizar a um dia sem lição de casa ou um cartão presente como seus irmãos mais velhos, mas eles responderão de forma favorável se houver a possibilidade de mais tempo para brincadeiras ou petiscos simples. Usar uma coroa engraçada durante o dia ou escolher um jogo são maneiras divertidas de reconhecer o bom comportamento do aluno da pré-escola.

Petiscos especiais são sempre bem recebidos como recompensas por crianças da pré-escola (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Reforço e encorajamento

Os behavioristas têm reconhecido o valor do reforço positivo para ajudar a modificar o comportamento, principalmente com crianças da pré-escola, a quem agradar os professores e outras figuras de autoridade normalmente é muito importante. Incentive as crianças a fazer o seu melhor, a seguir as regras e a fazer escolhas sábias. Verifique se elas entendem as consequências de suas decisões positivas e negativas. Aplauda-as quando elas fazem algo certo e seja bem específico quanto a isso. "Todos vocês estão fazendo um bom trabalho ficando em fila" no caminho para o almoço ou "Eu gosto do jeito que você está usando suas palavras" para resolver um conflito são alguns exemplos disso.

Loading...

Surpreenda-os sendo bons

As crianças aprendem ainda muito jovens que, muitas vezes, são as crianças causadoras de problemas que chamam a atenção do professor, embora esta seja negativa. Uma das melhores maneiras de combater isso é surpreender a criança fazendo a coisa certa sem que lhe tenha sido solicitado. Incentive ou recompense traços de caráter positivo, como responsabilidade, honestidade ou bondade. Esse tipo de reforço ajuda as crianças a perceber que os comportamentos positivos são notados e valorizados pelo professor.

Recompensas cumulativas

Reconheça os comportamentos positivos dos alunos através do estabelecimento de um sistema de recompensas cumulativas. Rotule um frasco de vidro grande, um aquário, um pequeno balde de plástico ou outro recipiente com o tipo de recompensa que as crianças vão receber quando ele estiver cheio, como uma festa, recreio extra ou guloseimas especiais. Quando uma criança fizer algo positivo na sala de aula -- como ajudar a um colega ou limpar sem que lhe tenha sido solicitado, por exemplo -- dê-lhe uma ficha para colocar no recipiente. Alguns professores usam bolas de algodão ou bolinhas de gude. Selecione uma coisa apropriada para a idade e atraente para as crianças. Quando comportamentos positivos suficientes tiverem sido recompensados e o recipiente estiver cheio, as crianças podem desfrutar da recompensa.

Gráficos de comportamentos

Os professores de crianças mais jovens costumam usam gráficos visíveis de comportamento. O sistema de semáforo vermelho, verde e amarelo é uma variante comum: as crianças cujo comportamento atende às expectativas podem exibir um cartão verde ou uma marcação dessa cor ao lado de seu nome durante todo o dia o dia; as que você teve de chamar a atenção devem trocar para um cartão amarelo; e as que se comportam mal ou quebram as regras da sala de aula ganham um marcador vermelho. São dadas oportunidades durante o dia para mudar a cor do cartão, demonstrando comportamentos adequados. Os professores devem dar a todas as crianças uma oportunidade de recomeçar com um cartão verde durante o início de cada dia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...