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Ideias para encerrar uma aula de treinamento

Várias empresas e profissões organizam aulas de treinamento nas quais os alunos podem se reunir para aprender conceitos e habilidades importantes. O tamanho da classe pode variar, mas o objetivo permanece o mesmo. Quando a aula termina, os instrutores querem saber se todos ou se a maioria dos participantes aprendeu o que foi ensinado. Atividades para finalizar a aula podem ajudar os ministrantes do curso e as organizações patrocinadoras a avaliar se o ensino foi eficaz.

Atividades para o final da aula podem ajudar a avaliar a eficácia do treinamento (Marcy Maloy/Photodisc/Getty Images)

Ciação de projetos em sala

Organize grupos de três a seis participantes. Peça para cada grupo escolher um projeto que demonstre o material apresentado durante o treinamento. O grupo pode rascunhar o projeto em papel, explicando cada passo que realizariam se estivessem realmente desenvolvendo o projeto em tempo real. Os participantes do grupo podem compartilhar as informações que aprenderam e ajudar todos os membros do grupo a se autocorrigir e avaliar a assimilação do material. Os membros do grupo também podem avaliar a eficácia das habilidades ensinadas e como elas podem ser usadas na prática.

Os apresentadores e avaliadores podem se mover entre os grupos e avaliar cada projeto, se necessário, ou pedir que os grupos apresentem seus projetos para a classe inteira, se o tempo permitir. Reserve tempo para corrigir informações e habilidades que não refletem uma correta assimilação do material.

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Teste de saída

Os apresentadores podem usar pré e pós-testes para avaliar o quão eficientemente os participantes aprenderam o material. Os testes também permitem que os participantes comparem seu conhecimento e habilidades antes e depois do treinamento. Aqueles que passarem no pós-teste poderiam ganhar um certificado de conclusão do curso. Os participantes que não passarem podem passar ou um tempo extra com os apresentadores, repassando os assuntos em que falharam, aprendendo novamente até que possam passar no teste, ou podem realizar o curso novamente depois.

Informações de contato

Os apresentadores podem convidar os participantes a compartilhar informações de contato antes do final do treinamento. Essa informação pode ser usada para divulgar material posteriormente e futuras oportunidades de treinamento, assim que se tornarem disponíveis. Os apresentadores podem fornecer as próprias informações de contato para que os participantes possam contactá-los se tiverem perguntas depois. Os participantes também podem escolher compartilhar informações de contato uns com os outros. Isso pode proporcionar a oportunidade para criação de grupos focados, projetos em conjunto e outras atividades pós-treinamento.

Avaliação do treinamento

Ofereça aos participantes uma maneira de avalie ar o treinamento e os apresentadores. Inclua questões abertas sobre o treinamento, que requeiram uma reposta que vá além do "sim" ou "não". Por exemplo, pergunte qual o material mais útil e qual o menos interessante. Pergunte qual treinamento adicional pode ser necessário para tirar vantagem completa do novo treinamento. Pergunte se os métodos do apresentador são eficazes. Os apresentadores, patrocinadores e supervisores podem rever as avaliações para melhorar futuros treinamentos. As avaliações também podem apontar para ideias de treinamentos adicionais.

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Referências

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