Conhecimento

Ideias para ensinar conceitos de leve e pesado para o jardim de infância

Escrito por misty barton | Traduzido por fernanda de assis
Ideias para ensinar conceitos de leve e pesado para o jardim de infância

Pode-se usar atividades de classificação e empilhamento para ensinar sobre peso

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Alunos do jardim de infância não são capazes de compreenderem conceitos abstratos, então costumam pensar em grande e pesado, e pequeno e leve como sinônimos. Para que eles possam compreender o fato concreto de que objetos pequenos podem ser pesados, deve-se encontrar uma maneira de envolvê-los fisicamente com o peso de diferentes objetos, para que percebam a relação entre peso e tamanho. Isso também os ensinará que o peso nem sempre está condicionado ao tamanho.

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Balanças

Use uma balança de dois pratos para explicar o conceito de leve e pesado. Comece colocando uma bolinha de gude em um dos pratos e duas ou três no outro, para que os alunos observem como a balança responde ao peso, a forma como o lado pesado desce e o leve sobe. Permita, então, que os alunos experimentem colocar pequenos objetos em cada lado da balança para ver qual é o mais pesado e o mais leve. Dê a eles balões, carrinhos de brinquedo, bolas de tênis, bonecos pequenos, produtos alimentícios e outros objetos pequenos.

Linguagem de sinais

Ensine às crianças os sinais para pesado e leve na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Então, mostre para os alunos objetos de pesos diferentes e peça que façam os sinais de leve ou pesado, dependendo do objeto apresentado. Por exemplo, primeiro mostre uma bola de boliche e faça com que os alunos mostrem o sinal de pesado. Quando todos os alunos tiverem respondido corretamente, mostre uma bola de tênis e faça com que mostrem o sinal de leve. Repita com outros objetos, como frutas de pesos variados, talvez uma melancia e uma maçã, e com brinquedos.

Sentindo o peso

Apresente aos alunos duas cestas e uma mesa cheia de objetos. Certifique-se de ter uma boa variedade de objetos. Devem haver pequenas coisas que sejam pesadas, como um peso de papel, e coisas grandes que sejam leves, como uma bola de praia. É importante assegurar que as crianças não confundam grande e pequeno com pesado e leve. Faça com que os alunos disponham os objetos nas duas cestas, colocando todos os leves em uma delas e todos os pesados na outra. No final, peça que justifiquem sua classificação para objetos que você teria disposto de forma diferente. Corrija a lógica deles se estiver errada.

Livro de colorir

Faça ou imprima um livro de colorir de leves e pesados. Um livro de conceito está disponível no site K-3 Teacher’s Resources, que pode ser baixado e impresso gratuitamente. Faça com que os alunos pintem as páginas que possuam comparações entre leve e pesado e depois preencham as folhas em branco com comparações de sua preferência. Deixe que os alunos decorem as páginas com giz de cera, canetinhas e outros materiais de artesanato que decidir oferecer.

Mostrar e contar

Estabeleça dois dias de "mostrar e contar" para as crianças durante a semana, ou nas semanas em que for ensinar conceitos de leve e pesado. Peça que os alunos tragam um objeto leve e outro pesado para mostrar para a classe. Eles podem falar sobre o item que trouxeram, onde o conseguiram, por que o item escolhido é importante para eles e por que o escolheram como exemplos de leve ou pesado. Certifique-se de que, se eles trouxerem um item pesado no primeiro dia, deverão levar um item leve no segundo dia, para que possam verificar a compreensão de ambos os conceitos.

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