Conhecimento

Ideias de como ensinar operações matemáticas com números inteiros

Escrito por bill varoskovic | Traduzido por fabiana silva
Ideias de como ensinar operações matemáticas com números inteiros

Subtrair um número negativo equivale a somar dois números

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As operações de adição e subtração são a base de entendimento para qualquer aluno de matemática, mas quando os números inteiros negativos são acrescentados, os estudantes podem achar as regras muito confusas. Existem várias formas criativas de ensinar adição e subtração de números inteiros para as crianças. Os professores devem se preocupar em fazer os alunos compreenderem o conceito de trabalhar com números inteiros negativos e não apenas em memorizar as regras. E isso pode ser conseguido, embora a realidade em sala de aula e os exemplos da vida real mostrem o contrário.

Outras pessoas estão lendo

Figuras

Usando figuras, os alunos podem visualizar o que cada número representa em uma equação. Crie figuras usando cartelas de bingo, papelão ou qualquer material que você tiver que possa ser cortado em pequenos círculos. Marque metade das figuras com um "+" e a outra com um "-". Apresente uma equação para os alunos como, por exemplo, 3 - 4. Peça para a classe mostrar três figuras com o sinal "+" para representar o primeiro número da equação e, depois, colocar quatro com o sinal "-" abaixo da linha das figuras positivas. Diga à classe que cada "+" e "-" que tiver o seu par será cancelado e que a resposta será representada pela quantidade de figuras sem par. Para esse exemplo, a classe terá uma figura "-" sobrando, de modo que a resposta será -1.

Linha de números

A linha de número é uma ferramenta útil para ensinar operações de adição e subtração de números inteiros. Escreva uma linha de números no quadro e peça para que cada aluno escreva a sua. Apresente um problema para os alunos resolverem como, por exemplo, -2 + 3. Peça para que todos apontem para o primeiro número na equação, nesse caso -2. Em seguida, peça para a classe adicionar 3 movendo três pontos para a direita na linha de número. Qualquer que seja o número que os estudantes estiverem apontando agora será a resposta correta. Você pode praticar com uma linha de números e pedir para os alunos "adicionarem 3" e, então, "subtrair 4" e assim por diante.

Exemplos da vida real

É sempre importante aplicar as lições de matemática às situações da vida real. Pode ser difícil encontrar bons exemplos de problemas que envolvam números negativos. A temperatura é um bom exemplo de conjunto negativo de números que usamos diariamente. Peça para os alunos adicionarem 3 a -20 graus. Peça para eles subtraírem 10 de 3 graus. Utilize o termômetro como uma linha de número para ajudar os alunos a responderem estas equações.

Mal comportamento e duplos negativos

A regra mais confusa de ser explicada ao somar e subtrair números inteiros é que um negativo duplo equivale a um positivo. Pedir que os alunos memorizem as regras pode lhes ser útil em um teste, mas usar um exemplo ajudará a classe a entender realmente a regra. Use o exemplo de um aluno mal comportado tentando se tornar uma pessoa melhor. Diga nesse exemplo que o aluno é barulhento e rude, duas qualidades negativas (-2). Esse estudante, no entanto, quer se tornar uma pessoa melhor e, então, decide não mais ser barulhento. Ele está subtraindo uma qualidade negativa de seu comportamento (- 1). O estudante agora é apenas rude, uma qualidade negativa. Portanto, a resposta para -2 - 1 é -1.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media