×
Loading ...

Ideias para ensinar subtração com empréstimo numérico

Atualizado em 17 abril, 2017

Se o mecanismo do empréstimo na subtração está confundindo seus filhos ou alunos, você não é privilegiado. Empréstimos frequentemente intimidam e confundem alunos que olham para problemas e se perguntam como podem subtrair um número grande de um menor. Felizmente, há algumas maneiras de explicar esse conceito, e um deles deve servir para você.

Aprender o conceito de empréstimo pode ser cansativo para algumas crianças (child emotion 1 image by Photoeyes from Fotolia.com)

Dinheiro

Utilize dinheiro para ensinar o conceito de empréstimo em subtração. O sistema matemático de John Saxon, um líder educacional dessa área, sugere a abordagem visual para essa matéria. Com notas de brinquedo nos valores de 10 e de 1, ensine os alunos a trocarem uma nota de 10 por 10 notas de 1, para que eles possam entender o processo. Aponte que agora eles têm menos notas de 10 por terem trocado uma.

Loading...
Estudantes podem trocar uma nota de 10 por 10 notas de 1 (new $10 bill image by Christopher Nolan from Fotolia.com)

Noção de valor

Ensine primeiro o valor do dinheiro (1, 10 e 100). Alunos precisam ter uma boa compreensão disso para entenderem que uma nota de 10 equivale a 10 notas de 1. Uma das gigantes da educação, a Houghton Mifflin, recomenda que alunos escrevam os números de um problema de subtração de forma bem espaçada para poderem mover os números entre as colunas mais facilmente.

Materiais manipuláveis

Utilize materiais manipuláveis para demonstrar o empréstimo, usando cores diferentes para representar os valores. Se usar vermelho no lugar de notas de 1, azul para as de 10 e preto para as de 100, os alunos poderão trocar uma peça azul por 10 vermelhas, por exemplo. Ao ter vermelhas suficientes o aluno conseguirá vislumbrar o processo de subtração. Essa abordagem é tanto visual quanto material e permite aos estudantes verem a troca enquanto trabalham na operação com os dedos e removerem as peças vermelhas que estão sendo trocadas. Manipuláveis de matemática estão disponíveis em lojas educacionais encontradas na internet. Se não quiser comprar esse produto, poderá substituí-los por peças como contas (bijuterias ou plástico) de cores diferentes ou outros objetos pequenos.

Brinquedos manipuláveis ajudam a criança a visualizar problemas matemáticos (Rechenrahmen image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...