Ideias para escorar uma planta de tomate

Escrito por laura myers | Traduzido por helena bianchi gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para escorar uma planta de tomate
Escoras seguras beneficiarão as plantas de tomate (David Oldfield/Digital Vision/Getty Images)

Escore uma muda de tomate se você a estiver cultivando em um jardim. Sem apoio, toda a planta vai cair no chão e o tomateiro não produzirá, assim como a fruta provavelmente apodrecerá no solo. Uma planta não escorada nunca vai receber o benefício da luz solar direta em todos os lados, o que contribuirá para uma produção irregular de frutos. Há algumas maneiras de escorar um tomateiro de forma eficaz.

Outras pessoas estão lendo

Escorar com estacas no chão

Uma simples estaca no solo é o método mais fácil de usar. Crave uma estaca no solo a cerca de 15 cm da planta, esta deve ser tão alta quanto o tomateiro provavelmente será, mas ela ainda vai funcionar se for um pouco mais curta. Madeira, bambu ou vergalhões são usados frequentemente. Coloque a estaca no chão ao lado da planta quando ela ainda for pequena. À medida que crescer, amarre-a suavemente na estaca em espaços de 30 cm. Use barbante ou tiras de pano para amarrar sem quebrar a planta ou restringir o crescimento da mesma.

Gaiola de vergalhões

Muitos jardineiros fazem suportes para os tomateiros a partir de vergalhões; este é um material ideal que você pode usar todos os anos. Para fazer gaiolas de tomate, use quatro medidas de vergalhões e fios de metal; o comprimento do vergalhão dependerá da altura estimada da planta a ser cultivada. Para criar os suportes, simplesmente empurre os quatro comprimentos de vergalhões no chão, formando um quadrado ao redor de uma planta de tomate recém-plantada, sendo que cada barra deve estar a cerca de 15 cm da planta. Perto do fundo, amarre uma extremidade do fio ao redor de uma das estacas de vergalhões. Enrole o fio ao redor de cada pedaço de vergalhão e fixe-o quando chegar à quarta estaca. Repita o processo a cada 15 cm até chegar ao topo. À medida que crescer, conduza cuidadosamente os ramos da planta de tomate através dos orifícios da gaiola.

Galho simples de treliça

Um galho de treliça é eficaz para conduzir e apoiar as plantas de tomate; as treliças são simples de construir e têm um visual atraente e rústico, que é visualmente atraente em um jardim. Este método de escorar tomates não custa dinheiro nenhum além do preço de um rolo de barbante. Para criar um galho de treliça, colete ramos e galhos caídos. Apare dois ramos retos, cerca de 30 cm maior que a altura que você espera que sua planta de tomate tenha. Empurre os galhos no chão a cerca de 30 cm de distância e cerca de 10 cm de sua planta de tomate jovem. Entrelace galhos menores entre os dois suportes segurando-os com barbante, se necessário. Se os galhos forem longos e flexíveis, entrelace um padrão de diamante; do mesmo modo, o entrelaçamento horizontal também irá produzir um galho de treliça atraente. Use barbante para prender a planta de tomate à medida que ela crescer.

Tenda de bambu

Muitos jardineiros usam tendas baratas e atraentes para escorar suas plantas de tomate. Use longas estacas de bambu encontradas em uma loja de material de jardim. Coloque três ou quatro estacas em um círculo em torno da planta de tomate jovem; cada estaca deve estar a cerca de 30 cm da planta. Empurre o fundo das estacas no solo, traga os topos juntos e acima da planta e amarre as estacas firmemente no topo com barbante ou arame. Se necessário, reforce a tenda tecendo um fio em torno das estacas a poucos metros do chão. Quando a planta de tomate crescer, prenda-a à tenda com barbante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível