Mais
×

Ideias de esquemas de cores para uma sala de estar conjugada com a cozinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao escolher um esquema de cores para ambientes conjugados, tenha como objetivo criar uma sensação de fluxo em todo o interior de sua casa. Decorar cada cômodo da casa com uma cor diferente não só impede a sensação de fluxo, mas também faz com que a casa pareça menor, uma vez que cada mudança de cor cria um limite entre cada ambiente. Utilizando cores e matizes iguais ou complementares, você cria uma sensação de abertura e espaço.

A decoração deve fluir de um ambiente para o outro (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Neutros

As cores neutras são adequadas para todos os cômodos da casa, e um fundo neutro é ideal para adicionar toques de cor para tornar cada ambiente um pouco diferente do outro. Decida por um principal tom neutro, como o mocha claro ou bege quente para as paredes em ambos os ambientes. Se desejar dividir as paredes da sala em seções superiores e inferiores, use o tom um pouco mais escuro na metade inferior das paredes para a cozinha. Além disso, selecione uma cor de destaque para rodapés, madeira e armários, como o branco, para uma sensação limpa e fresca. Adicione toques de uma cor complementar, como almofadas em um tom de verde claro na sala de estar e acessórios em um verde mais escuro na cozinha.

Uma cor

Utilizar a mesma cor em ambientes conjugados garante que não haja conflito entre eles, no caso de você optar por deixar as portas abertas ou removê-las completamente. A escolha da cor depende da preferência pessoal e do tipo de atmosfera que você deseja criar. As cores quentes, que avançam visualmente, como vermelhos e laranjas, fazem com que o ambiente fique confortável e acolhedor, mas elas não são adequadas para um pequeno ambiente, pois vão simplesmente fazê-lo parecer menor. As cores frias, que recuam visualmente, como tons claros de azul e verde, criam um ambiente claro e arejado. No entanto, em um ambiente grande com muita luz natural, as cores frias podem fazer um grande espaço parecer frio.

Cores complementares

Se você escolheu a cor da sala de estar mas não quer usar a mesma cor na cozinha, uma roda de cores ajudará a determinar quais cores se complementam. Por exemplo, se você quiser usar roxo na sala de estar, uma rápida olhada em uma roda de cores diz que o amarelo é a cor complementar para o roxo. Para uma aparência um pouco mais semelhante entre os dois ambientes, use tons diferentes de uma mesma cor. Um exemplo é usar um tom escuro de roxo na sala de estar, lilás na cozinha, e creme rico como uma cor de destaque em ambos os ambientes para manter uma aparência coesa.

Diferentes acabamentos

Os diferentes acabamentos, tais como efeitos de pintura falsa, permitem que você utilize a mesma cor em ambos os ambientes, mantendo um senso de individualidade em cada um. Use um efeito de pintura, como a textura trapo ou esponja, na cozinha e depois pinte a sala de estar utilizando a mesma cor, mas sem o efeito da pintura. Alternativamente, divida as paredes do ambiente em seções superiores e inferiores e continue o efeito da pintura da cozinha na metade inferior das paredes da sala, e mantenha a metade superior de uma cor sólida.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article