×
Loading ...

Ideias de experiências sobre o meio ambiente para uma feira de ciências

A ciência ambiental lida com os ecossistemas que contribuem para a existência de vida no planeta. É possível testar várias facetas da ciência ambiental em casa ou na sala de aula e isso pode proporcionar ideias úteis sobre assuntos como mudança climática, conservação e uso de adubo orgânico em vez de fertilizantes comerciais. Lembre-se: um projeto vencedor começa com uma ideia interessante, mas requer horas de pesquisa e desenvolvimento para ser um sucesso.

O gelo sujo não reflete o calor tão bem quanto o limpo, o que contribui para o derretimento polar (Ice and water image by pioregur from Fotolia.com)

Tolerância das plantas

Teste os efeitos ambientais da seca ou do calor elevado em plantas idênticas e analise as reações delas a condições adversas. Para simular uma seca, molhe bem pouco as plantas ou deixe de molhá-las e compare-as com plantas bem cuidadas. Use luz artificial para reproduzir o calor e os raios ultravioleta do sol e tire uma série de fotografias para ilustrar os efeitos diários que as condições adversas têm sobre as plantas.

Loading...
Por que as plantas precisam de condições ambientais específicas para serem saudáveis? (plant image by cherie from Fotolia.com)

Calotas polares e aquecimento global

Ao testar os princípios básicos da absorção de luz, esse projeto põe à prova a tese de que a diminuição do gelo polar contribuirá para o aumento das mudanças climáticas. O projeto em si é simples e envolve colocar alguns centímetros de terra em um aquário ou em uma panela com uma folha de papel branco para simular uma camada de neve. Outro recipiente idêntico deve conter a mesma quantidade de terra sem cobertura. Coloque termômetros com sonda em vários lugares nos dois recipientes e simule a luz do sol com uma lâmpada infravermelha. Registre a velocidade do aumento da temperatura nas duas situações. Como pano de fundo para o seu projeto, acrescente imagens de recuos glaciais, como do Glacier National Park em Montana, ou das geleiras da Groenlândia.

Muitas geleiras estão recuando (glacier image by Philippe Minisini from Fotolia.com)

Calotas polares e o nível do mar

Essa experiência simples requer nada mais do que um bloco de gelo em um prato fundo ou em uma panela e a adição de água a uma profundidade medida. Verifique se o bloco de gelo não está boiando na água, e sim apenas rodeado por ela. Use uma lâmpada infravermelha ou um secador de cabelo para derreter o gelo e meça a profundidade da água em diferentes momentos do derretimento. Repare que o "nível do mar" para de aumentar quando o gelo já derreteu o suficiente para começar a boiar. Para mostrar esse fenômeno no mundo real, inclua na apresentação informações sobre a erosão costeira no mundo, ou exemplos específicos das ilhas no Pacífico Sul que foram evacuadas, como as Ilhas Carteret na cadeia de ilhas de Papua-Nova Guiné.

As calotas polares da Groenlândia estão derretendo lentamente (Greenland image by Sergey Tokarev from Fotolia.com)

Benefícios da compostagem

Essa experiência mostra se a compostagem pode transformar o lixo proveniente da cozinha e do quintal em solo nutritivo para as plantas. Para isso, é necessária uma lixeira de compostagem. Demonstre como folhas, restos de grama, cascas de legumes e até mesmo restos não utilizados podem transformar-se em adubo por meio da decomposição biológica, dos microrganismos e das minhocas, para literalmente mudar a composição química do lixo. Para ligar essa experiência ao contexto real, faça um cartaz ilustrado mostrando locais de compostagem natural, como uma turfeira ou um pântano.

O solo orgânico ajuda na produção de legumes mais saudáveis (tomato image by YN from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...