Mais
×

Ideias fáceis para ensinar as classes de palavras

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aprender as classes de palavras é um foco do ensino de línguas e é um estágio vital no desenvolvimento da escrita. As classes de palavras formam frases; conhecer as diferenças gera uma comunicação eficiente por meio da escrita. Atividades simples podem ser utilizadas para entender as diferentes classes de palavras.

Use códigos de cor para as classes de palavras (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Destaque as classes de palavras

Digite um texto que contenha palavras de várias classes; substantivos, pronomes, verbos, advérbios e adjetivos, por exemplo. Distribua os papéis para os alunos com marcadores de texto ou gizes de cera de cores diferentes. Designe uma cor diferente para cada classe de palavra, por exemplo, azul para substantivos e roxo para adjetivos. Instrua os alunos a lerem os textos e destacarem as classes de palavras com os marcadores ou gizes de cera coloridos. A atividade pode ser transformada em um jogo fazendo com que os alunos corram para terminar de destacar os itens, e o vencedor é o aluno que terminar primeiro corretamente.

Separando as classes de palavra

Os alunos trabalham juntos para separar as classes de palavra. Divida uma folha de papel pardo em colunas e ,na parte superior, escreva o nome das classes de palavras. Imprima palavras de classes diferentes em um papel separado e distribua para as crianças. Os estudantes devem separar as cartas e colocá-las na coluna correta. Revise o trabalho para garantir que as palavras estão na coluna correta. Pendure a tabela na parede para que os alunos possam usar como referência durante o processo de escrita.

Competição de substantivos próprios

Ganhe a atenção das crianças com uma competição de substantivos próprios. Peça para dois alunos virem à frente da sala de aula e diga um substantivo. Após ouvir o substantivo, o primeiro aluno que disser um substantivo próprio relacionado ao que foi dito anteriormente continua ali na frente. Por exemplo, se você diz "estado", o primeiro aluno que disser o nome de um estado continua ali na frente e outro volta ao seu lugar. Selecione aleatoriamente outro aluno e diga outro substantivo. O jogo termina após todos os alunos participarem, e o vencedor é o que estiver em pé.

Adivinhe o item

Nesta atividade, os alunos devem adivinhar um item baseados em uma lista de adjetivos dados. Divida os alunos em duas equipes. Pense em um item que possa ser facilmente descrito e diga os adjetivos para descrevê-los. Por exemplo, se você pensar em algodão, você pode dizer, "É branco, macio e fofo". O primeiro grupo a identificar o item ganha pontos. Continue jogando, fornecendo descrições para itens diferentes a cada rodada do jogo. A primeira equipe a fazer 10 pontos ganha o jogo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article