Mais
×

Ideias para fantasias de roqueiro dos anos 80

Atualizado em 14 abril, 2017

Os anos 80 foram inundados pela música pop internacional de Madonna, Cyndi Lauper e Bangles. No entanto, outros músicos -- Joan Jett, Billy Idol, Darby Crash -- foram contra o fluxo cultural e defenderam o rock mais pesado e apaixonado. Com uma aura "descolada", eles usaram a música para comunicar ideias e transformar a atitude, estilo de vida e vestuário da cultura alternativa. Para imitar esses grandes nomes dos anos 80 em fantasias, entenda os maneirismos de cada músico e toda a música rock da década.

O cabelo loiro espetado de Billy Idol é uma fantasia icônica inspirada no rock dos anos 80 (Ethan Miller/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Joan Jett

Joan Jett foi a pioneira do rock feminino, começando uma banda aos 15 anos de idade, criando várias músicas icônicas e produzindo novas bandas punk nos anos 90 e 2000.

Ela era conhecida pelo cabelo preto e bagunçado, roupas escuras e sexualidade "masculinizada". Para criar uma fantasia inspirada em Joan Jett, combine um colete preto sem mangas com calça jeans preta e cinto de tachas. Carregue uma guitarra para finalizar o conjunto.

Inclua o delineador e rímel escuro de Joan em sua fantasia (Andrew H. Walker/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Punk Rock

Em seu artigo "O que eu ganho? Punk Rock, Autenticidade e Capital Cultural", Brian Cogan aponta que grande parte do vestuário punk rock surgiu da necessidade de membros do grupo geograficamente espalhados se identificarem com outros membros da mesma "tribo". Apesar de as roupas continuarem diversificadas, o tema geral era o mesmo gosto pela música punk rock.

Para criar uma fantasia de punk rocker dos anos 80, comece comprando patches ou bótons de diferentes bandas punks famosas, como o Crass, Dead Kennedys, Black Flag ou Ratos de Porão, por exemplo. Costure os patches precariamente em uma jaqueta jeans, com tachas e spikes no colarinho ou nos ombros. Compre uma peruca estilo moicano para evocar o estereótipo punk. Se quiser inspiração, consulte fotos de Steve Ignorant, Keith Morris, Darby Crash e Johnny Rotten.

Debbie Harry

Nos anos 80, Debbie Harris já dominava o início da cena rockeira da década na banda Blondie. Uma ex-garçonete e coelhinha da Playboy, Debbie era conhecida pela mistura de sons do estilo punk, rock tradicional e reggae.

Devido ao seu estilo versátil, para imitar melhor o visual da cantora do Blondie, escolha seu álbum favorito e busque inspiração na roupa da capa. Seja para copiar o visual rock-jazz, suas roupas camufladas coloridas de inspiração militar ou o estilo de estampa de onça do disco "The Hunter", certos elementos refletem seu estilo em geral nos anos 80: ombros a mostra e/ou pernas e cabelo loiro platinado (com frequência com uma porção de cabelo preto na parte de trás ou por baixo).

A cantora do Blondie ainda desfila roupas camufladas hoje em dia (Jemal Countess/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Bandas de cabeludos

Enquanto os estilos de roupas de muitos subgêneros do rock dos anos 80 são respeitados na cultura contemporânea, as bandas de cabeludos não estão incluídas nessa conta necessariamente, mesmo para vários fãs do metal. Com influências de estilo indo de Jimi Hendrix e Ziggy Stardust a Freddie Mercury, as bandas de cabeludos dos anos 80 trouxeram glamour para o rock, com maquiagem óbvia e apresentações sensuais. Os membros da banda Whitesnake representam bem esse visual interessante.

Para criar um visual inspirado no Whitesnake, combine cabelo armado e bagunçado com jaqueta de couro preta ou de jeans desbotado com as mangas enroladas até o cotovelo. Vista calças jeans pretas apertadas e escolha entre ficar sem camisa ou com uma camiseta simples de gola apertada. Se puder, fique perto de um ventilador ou janela aberta para conseguir os efeitos de vento soprando no cabelo dos clipes dessas bandas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article