Ideias para feira de ciências da 3ª série do ensino médio

Escrito por flora richards-gustafson Google | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para feira de ciências da 3ª série do ensino médio
Faça um projeto que impressione (science 5 image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Ao participar de uma feira de ciências na 3ª série do ensino médio, seu projeto precisa ser mais substancial do que apenas cultivar mofo em um pedaço de pão velho. Ele deve mostrar como você aprendeu algo novo, de uma maneira que impressione os professores, mas que seja fácil de entender, até para uma pessoa leiga no assunto. Ao pensar no que fazer para a feira de ciências, escolha um projeto que esteja um pouco acima e além do que os seus colegas escolherem.

Outras pessoas estão lendo

Ilusões acústicas

A ideia desse projeto é demonstrar que o som pode ser absorvido, sem a necessidade de usar materiais caros. Você irá precisar de canudos ocos e de um recipiente largo e com os lados retos. Encha o recipiente com os canudos de maneira que todos fiquem parados verticalmente. Depois disso, você perceberá que os sons que você escuta serão abafados quando coloca o recipiente perto das orelhas ou ao redor da sua cabeça, como se tivesse algodão nos ouvidos. Continue com o projeto vendo se as pessoas percebem a diferença no som quando você coloca a engenhoca atrás da cabeça delas. Veja se consegue os mesmos resultados se utilizar canudinhos mais largos ou se amarrar todos eles e retirá-los do recipiente.

Para a feira, explique como a mecânica quântica permite que pequenos ressonadores acumulem grandes comprimentos de onda dentro dos canudos, e depois absorvem a energia do som com 1/4 de comprimento de onda ao redor deles. Explique que o recipiente com os canudos age como um filtro, criando lacunas na faixa de frequências do espectro sonoro.

Distorções ópticas

Quando alguém olha pra uma luz brilhante e aperta os olhos, a luz parece uma listra vertical. Quando os olhos de uma pessoa estão cheios de lágrimas e olham para algo brilhante, os cilindros côncavos de dentro das lágrimas fazem com que a luz pareça ter ondas verticais, sem ter que apertar os olhos.

Você pode criar fluídos na superfície dos seus olhos sem precisar chorar. Foque em uma luz distante; cruze os olhos momentaneamente para fazê-los perder foco e formar um pouco de líquido. Se olhar para a luz novamente, ela parecerá um disco. Após piscar algumas vezes, aperte seus olhos enquanto estiver olhando até que eles fiquem quase fechados, e depois abra-os bem para que desfoquem. Você não verá só o disco novamente, como também verá uma faixa de luzes.

Para seu projeto de ciências, explique como os olhos funcionam e como lentes criadas por lágrimas ou água nos fazem enxergar as coisas de outra maneira. Descreve os passos que alguém teria que fazer para criar suas próprias distorções ópticas. Se possível, use uma lâmpada de vapor de sódio que pode facilmente mostrar como os objetos sofrem difração.

Além da terceira dimensão

Apesar de não podermos enxergá-la, a quarta dimensão (tetra-espaço) é um conceito abstrato que usa as regras da geometria e vetores. No seu projeto de ciências, explique como a quarta dimensão foi pensada como uma explicação para o tempo antes das teorias de tempo-espaço serem desenvolvidas. Tente usar seus conhecimentos algébricos e geométricos para construir um modelo de tesserato (um cubo 4D) fisicamente ou no computador. Explique por que fazer um tesserato pode ser difícil, e como cientistas usam o conceito de 4D nas suas pesquisas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível