Ideias para feira de ciências do oitavo ano que envolvem misturas e compostos

Escrito por brittiany cahoon | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para feira de ciências do oitavo ano que envolvem misturas e compostos
Projetos de química com misturas podem ser realizados pelos alunos em feiras de ciências (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Criar um projeto de ciências com misturas e compostos de química pode ajudar os alunos a destacarem-se em uma feira de ciências. Eles podem escolher entre uma variedade de ideias nessa área. Aprender compostos básicos e misturas também ajudará os adolescentes do oitavo ano a prepararem-se para níveis mais avançados de matemática em séries posteriores.

Outras pessoas estão lendo

Misturas de levedura

Leveduras são necessárias para fazer pão, já que elas ajudam a massa a crescer, porém o processo de ativação desses microrganismos é uma reação científica. Misture um pacote de fermento biológico, um pouco de água morna e uma colher de chá de açúcar. Espere por volta de dez minutos até que bolhas comecem a aparecer, então explique que elas podem ocorrer porque as leveduras comem o açúcar. Conforme elas metabolizam o açúcar, o dióxido de carbono é formado, o que expandirá a massa e fará com que o pão torne-se fofo e leve.

Mistura de líquidos

Esse projeto pode ajudar os alunos a aprenderem sobre a densidade de diferentes líquidos. Ajude-os a separarem três xícaras. Encha uma delas com água, outra com óleo e a última com a maior parte de água e um pouco de óleo em cima. Acrescente corantes alimentícios à água para mostrar como a cor é imediatamente absorvida. Acrescente mais corante ao óleo para mostrar que eles não se misturam. Acrescente uma gota à terceira xícara e cutuque com um lápis para que ela misture-se à água. Explique que devido ao fato do corante ser basicamente feito de água, ele apenas mistura-se com ela. O óleo tem uma viscosidade maior e não pode absorver corantes coloridos, mas, ao invés disso, ele reveste a gota de água.

Cola caseira

Impressione os espectadores fazendo uma mistura simples de vinagre, leite, água e bicarbonato de sódio. Ajude os alunos a separarem esse itens, além de xícaras extras, papel toalha e elásticos. Misture duas colheres de sopa de vinagre com duas xícaras de leite desnatado e explique como os coágulos são formados com o agrupamento de proteínas. Coe a coalhada usando papel toalha, xícara e elástico, pressionando os coágulos entre dois papéis toalhas. Misture-os com duas colheres de chá de água e uma de bicarbonato de sódio. Mostre aos espectadores a sua criação e explique como o vinagre e o bicarbonato combinam-se para criar dióxido de carbono e tornar a cola grudenta.

Moedas brilhantes

Traga algumas moedas de cobre para a sua exibição. Segure uma moeda e explique aos espectadores que, com o tempo, seu metal reage com o oxigênio no ar e forma um revestimento oxidado. Coloque-a em uma xícara e acrescente suco de limão. Deixe a moeda de molho por alguns minutos antes de removê-la e limpá-la com papel toalha. Ela deve estar brilhante novamente. Explique aos espectadores que o ácido no suco de limão limpa a camada oxidada para revelar o cobre limpo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível