Ideias para feira de ciências sobre chuva ácida

Escrito por shailynn krow | Traduzido por luiz neves
Ideias para feira de ciências sobre chuva ácida
A chuva ácida pode ser examinada em vários experimentos diferentes (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A chuva ácida é um problema ambiental que causa preocupação quanto ao bem-estar de plantas, da vida selvagem e dos seres humanos. Estudantes que desejam fazer um experimento sobre chuva ácida devem considerar uma variedade de possibilidades que podem ser preparadas em menos de duas semanas para serem utilizadas em feiras de ciências.

Os efeitos da chuva ácida no crescimento das plantas

Um experimento que foque nos efeitos da chuva ácida sobre o crescimento de plantas pode ser feito com alguns ingredientes caseiros e uma loja de plantas local. A hipótese é que a chuva remove os nutrientes essenciais que protegem as plantas de doenças e toxinas, e o projeto total precisará de pelo menos duas semanas para ficar pronto. Com jarras, água destilada, vinagre e duas plantas de um viveiro (uma imbé e uma begônia), você pode criar os efeitos da chuva ácida em duas espécies diferentes de plantas para observar os efeitos no crescimento das plantas em geral em comparação àquelas não expostas à chuva. ( Veja a referência 1 para obter todo o experimento).

Chuva ácida em colheitas

A maioria das economias sobrevive com o uso de colheitas de vegetais e frutas. Os efeitos da chuva ácida sobre essas culturas podem ter ramificações negativas para a saúde humana e para a estabilidade financeira. Um bom experimento para crianças do Ensino Fundamental pode ser o estudo do efeito da chuva ácida sobre os níveis de pH das colheitas, usando ervilhas, trigo e milho. Um estudante deve colocar chuva ácida nas sementes das plantas já germinadas dentro de placas de Petri e medir a quantidade de germinação que continua a ocorrer após a exposição à chuva ácida. (Veja a referência 2 para obter o experimento completo.)

Chuva ácida e vida aquática

Quando a chuva ácida ocorre, ela não apenas cai na terra, mas também sobre a água. Um experimento pode focar nos efeitos da chuva ácida sobre a vida aquática (tanto doce quanto salgada) para determinar se os níveis de pH se alteram ou não durante esses eventos e como essas mudanças de pH afetam os ecossistemas aquáticos em geral. Essa experiência levará cerca de uma semana para ser concluída e deve ser feita com supervisão dos pais ou do professor. Para concluir o experimento, o aluno precisará de vinagre, organismos aquáticos (peixes baratos, caracóis da lagoa e algas) e alguns equipamentos. (Veja a referência 3 para obter o experimento completo com instruções.)

Chuva ácida em metais

Sendo chuva ácida ou outra aplicação, quando um metal entra em contato com ácido, ele começa a se dissolver e a corroer devido a uma reação química. Deixe que seu filho faça um experimento observando essas reações os efeitos da chuva ácida sobre os metais usados ​​no dia a dia. Esse projeto leva pelo menos cinco dias para ser concluído e vai exigir a supervisão de um responsável para ajudar a criança a observar as mudanças que ocorrem a partir de exposição à chuva ácida. Essa experiência envolve moedas para medir os efeitos da chuva ácida sobre esses tipos específicos de metal, mas elas devem ter sido fabricadas antes de 1983 para que o experimento funcione bem. (Veja a referência 4 para obter o experimento completo com instruções.)

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível