Ideias para feira de ciências sobre como os dinossauros foram extintos

Escrito por beth griesmer | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para feira de ciências sobre como os dinossauros foram extintos
Os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Após um longo e robusto reinado de 165 milhões de anos sobre a Terra, os dinossauros foram extintos há uns 65 milhões de anos. Colocando alguma perspectiva nisso, o homo sapiens moderno só está por aqui há uns 100 mil anos. Existem muitas teorias sobre o que causou a extinção dos dinossauros, e apresentá-las é um instigante projeto de ciências.

Outras pessoas estão lendo

Diferentes teorias sobre a extinção dos dinossauros

Algumas teorias científicas podem ser provadas, tais como o que causa as diferentes estações do ano na Terra. No entanto, a causa exata da completa extinção dos dinossauros é difícil de provar porque aconteceu há muito tempo. Como a teoria científica é baseada em pesquisa significativa, não existe um acordo completo sobre o que causou a morte dos dinossauros. Algumas teorias, como a do asteroide, argumentam que a causa foi um evento catastrófico. Outros cientistas acreditam que a extinção dos dinossauros aconteceu gradativamente devido às mudanças na atmosfera da Terra. Um projeto de feira de ciências pode apresentar as teorias competitivas e as evidências para cada uma delas.

Teoria do asteroide

Nos seus 165 milhões de anos na Terra, os dinossauros existiram através de vários períodos geológicos, o último deles sendo o Período Cretáceo. A teoria do asteroide argumenta que um asteroide muito grande impactou a Terra no fim do Período Cretáceo. Isso teria causado incêndios disseminados por toda parte, ondas gigantescas provocadas por maremotos, tempestades e poeira atmosférica densa. Essa teoria diz que foi a poeira bloqueando o sol por meses que causou o desparecimento dos dinossauros. Enquanto há evidência de que um ou dois asteroides grandes atingiram a Terra há 65 milhões de anos, não há prova definitiva de que tenham exterminado os dinossauros. Na verdade, alguns cientistas acreditam que eles podem ter sido extintos antes do impacto do asteroide.

Teoria dos vulcões

Atividade vulcânica por toda a Terra durante o Período Cretáceo é outra teoria para a extinção dos dinossauros. A lava derretida teria matado tanto as plantas quanto os dinossauros. Além disso, as cinzas e os gases nocivos liberados durante as erupções vulcânicas teriam contaminado o ar, envenenando os dinossauros e as plantas que os sustentavam. Os cientistas encontraram evidência sedimentar de atividade vulcânica durante esse período, mas, novamente, não há prova de que isso tenha exterminado completamente os dinossauros da Terra.

Outras teorias

A teoria da mudança no clima argumenta que o da Terra mudou drasticamente no final do tropical Período Cretáceo, tornando-se frio e inóspito demais para sustentar a vida dos dinossauros. Outra teoria defende que os contornos da Terra mudaram e que os dinossauros conseguiam viajar distâncias maiores, trazendo doenças com eles que finalmente foram varrendo um rebanho após o outro. Outras teorias menos prováveis incluem radiação da explosão de uma supernova ou lagartas rampantes que interromperam a cadeia alimentar. Os participantes da feira de ciências podem criar gráficos e imagens ilustrando as teorias competitivas sobre a extinção dos dinossauros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível