Ideias para uma feira cultural

Escrito por megan burns | Traduzido por rafaela rog
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para uma feira cultural
Celebre as culturas ao redor do mundo com uma feira cultural (Phil Ashley/Lifesize/Getty Images)

Organizar uma feira cultural pode ser uma maneira divertida e educativa de expor uma variedade de culturas mundiais em um mesmo espaço. Planeje várias atividades que destaquem os diferentes costumes e tradições de cada cultura representada no evento. Para atrair mais expositores e um maior público, divulgue a programação com antecedência, através de mídias sociais e impressas.

Outras pessoas estão lendo

Desfile de moda

Um desfile de moda cultural é uma ótima maneira de mostrar como as formas de vestir variam de cultura para cultura. Você pode organizar o desfile com peças de roupa tradicionais de cada cultura representada na feira ou instigar alguns estilistas locais a criarem peças modernas, usando roupas tradicionais como inspiração. Monte a passarela em uma área com um alto fluxo de pessoas, forneça cadeiras para o público ou deixe bastante espaço ao redor para que as pessoas possam assistir ao desfile em pé. Contrate um apresentador para anunciar as modelos e descrever as peças de roupa que cada uma está usando, dando inclusive informações relevantes, como a origem da roupa e seu uso em sua respectiva cultura.

Show de talentos

Promova um show de talentos para expor os diversos atributos de cada grupo cultural participante. Os talentos podem ser qualquer coisa que os grupos julguem significantes e particulares em suas culturas, podendo ser uma performance musical e até mesmo uma apresentação de dança folclórica. Solicite que os grupos informem com antecedência quais atrações pretendem apresentar no show de talentos para que você possa organizar a programação.O show não precisa ser competitivo, mas caso você deseje que seja, contrate alguns juízes imparciais para dar notas a cada apresentação. Ao fim do show, premie as melhores atrações.

Praça de alimentação

Apresente os sabores diversos das culturas representadas na feira em uma praça de alimentação. Estimule cada grupo envolvido na feira a fazer e vender os pratos típicos de suas respectivas culturas. Os pratos podem ser simples ou mais complexos, mas lembre aos participantes que as comidas servidas devem ser fáceis de preparar pois deverão ser distribuídas em grandes quantidades e no local. Forneça uma mesa ou uma banca para cada grupo que deseje contribuir com seus pratos. Use bandeiras e placas para ajudar os visitantes da feira a identificarem a origem da comida. Considere criar um mapa da praça de alimentação, que mostre a localização de cada banca, para ser entregue aos clientes da feira.

Feira de artesanato

Destaque os atributos artísticos de cada cultura com uma mostra de artes e artesanato. Cada grupo cultural deve contribuir com peças típicas de arte popular, apresentadas em diferentes formatos, incluindo esculturas, produtos têxteis e pinturas. Descubra o que cada grupo planeja trazer para que você possa expor as peças da melhor maneira possível. Designe um espaço próprio para que cada grupo exponha suas peças e ofereça algumas informações básicas sobre cada contribuição, para que o público possa examinar enquanto passeia pela exibição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível