×
Loading ...

Ideias para feiras de ciência com maquiagem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Depois do terceiro vulcão de papel machê ou do foguete de soda cáustica, já é hora de mudar o seu projeto de feira de ciências com uma ideia criativa que examina os pós, géis e cremes que enfeitam seu armário do banheiro. Os cosméticos são itens comuns de casa que podem ser transformados em experiências fascinantes com algumas ferramentas simples e criatividade. Do teste de produtos à comparação de ingredientes, os cosméticos fornecem uma grande oportunidade para fazer um belo projeto de feira de ciências.

Os cosméticos oferecem uma ótima ideia para projetos de feira de ciências (Cosmetics image by Ellanorah from Fotolia.com)

A ciência psicológica da maquiagem

Explorações científicas envolvendo maquiagem não se limitam aos ramos biológico e químico; a psicologia da maquiagem é bem documentada e é objeto de estudo de muitos investigadores e cientistas. Um estudo de 1980 feito pelos pesquisadores Jean Ann Graham da Universidade da Pensilvânia e A.J. Jouhar da Bristol-Myers Co. concluiu que um aplicação apropriada de maquiagem faz com que a usuária seja percebida como mais fisicamente atraente e assim mais desejável, apresentável e até mais inteligente.

Considere fazer uma demonstração na hora na qual você pede que os visitantes da feira deem uma nota para a aparência, simpatia e inteligência de uma foto da mesma pessoa, com e sem maquiagem. Compare as notas que você conseguir no seu experimento com as notas que foram conseguidas em outros experimentos do mesmo tipo.

Um projeto a longo prazo pode envolver pedir a várias pessoas que geralmente usam maquiagem para escrever um diário sobre suas experiências durante uma semana sem passar maquiagem nenhuma. Faça um pôster do seu projeto de maneira a destacar as similaridades entre os que foram submetidos ao teste, com relação aos seus sentimentos ou aflições sobre ficar sem maquiagem.

Loading...

Maquiagem e bactérias

Muitos produtos cosméticos afirmam ser resistentes ao crescimento de bactérias ou outros organismos prejudiciais, mas as datas de vencimento estão ali por uma razão. A aplicação frequente de maquiagem expõe os produtos às bactérias e germes do usuários e da maquiagem em si, principalmente quando ela é aplicada com o dedo.

Conduza um experimento no qual examina muitas amostras de maquiagem sob a luz de um microscópio para investigar a presença de bactérias. Você pode escolher analisar a sua maquiagem, ou pode escolher comparar amostras de maquiagem vencida com maquiagem nova.

Para ter uma demonstração interativa, convide os visitantes da feira ou os juízes para analisar a maquiagem que eles têm na bolsa no seu microscópio. Tenha pronta uma lista com bactérias comuns dos produtos cosméticos para ajudar a identificar quais espécies estão nos produtos analisados.

Testando a eficiência de um produto

Os produtos cosméticos possuem uma série de palavras bonitas na embalagem para persuadir o consumidor a comprar uma marca e não outra. Apesar da Food and Drug Administration (órgão americano comparável à ANVISA no Brasil) regular o uso de palavras desse gênero nas embalagens, os fabricantes ainda podem usar "duradouro", "totalmente natural" e até "hipoalergênico" sem restrições. Prepare um projeto que teste as qualidades que alguns produtos clamam possuir. Por exemplo, aplique dois batons que clamam ser duradouros, um em cada metade da sua boca, e documente a sua fixação durante o dia.

Muitos shampoos ou condicionadores clamam dar mais força ao cabelo. Teste essa qualidade ao remover pequenas quantidades do seu cabelo e testar sua força ao segurá-lo, enquanto um colega suspende pesos nele com um pedaço de corda. Então lave os cabelos seguindo as instruções da embalagem e repita o teste de força.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...