Ideias para gestão de sala de aula no ensino fundamental

Escrito por katie tonarely | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para gestão de sala de aula no ensino fundamental
Prepare atividades extras para manter os alunos ocupados quando eles entrarem na sala de aula (little girl writing image by Maksim Tselishchev from Fotolia.com)

Os professores de ensino fundamental também devem ser bons gestores de sala de aula. Os gestores eficazes de sala de aula estão sempre preparados e pensando em maneiras de manter seus estudantes e aulas produtivos e orientados para tarefa. Harry Wong, autor de "The First Days of School," diz que gestores de sala de aula eficazes têm poquíssimos problemas de disciplina.

Outras pessoas estão lendo

Atividades extras

Wong diz que os estudantes devem começar a trabalhar assim que entrarem em sala de aula. Se os alunos tiverem atividades extras, eles serão menos propensos a ter problemas enquanto estiverem esperando pelo início da aula no período da manhã, após almoço, recesso, ou atividade especial. Deixe as atividades extras prontas e no mesmo lugar todos os dias. Um quadro branco interativo, quadro de giz, ou retroprojetor, são apropriados para o uso com atividades extras. A atividade extra deve ser uma pergunta básica, ou uma atividade sobre o conhecimento prévio, ou perguntas sobre o conteúdo que está por vir. Os alunos de ensino fundamental geralmente precisam de um pouco de reforço. Recolha as atividades extras todos os dias para se certificar de que os alunos estejam completando a atribuição e forneça feedback positivo. Além disso, você poderá discretamente confirmar a frequencia enquanto os alunos estão trabalhando nas atividades extras.

Atividades Complementares

Os alunos completam suas tarefas em ritmos diferentes, então tenha atividades prontas para quem completá-las rapidamente. Sempre tenha atividades extras para que os alunos possam trabalhar nelas se terminarem outra atribuição de tarefas de casa. Além disso, em um mural vazio, grampeie pastas de arquivos cortadas pela metade. Nestas pastas, coloque folhas extras com atividades fáceis para seus alunos. Elas podem ser jogos básicos, ou atividades que reforcem a aprendizagem do passado. Embora não seja necessariamente justo atribuir a essas tarefas alguma forma de créditos extra, você poderá recolhê-las e escrever comentários para os alunos.

Atividades previsíveis

Wong diz também que uma das chaves para ter uma sala de aula bem gerida é a previsibilidade. Os alunos devem sempre saber o que está por vir. Faça isso seguindo uma mesma rotina todos os dias. Por exemplo, se você começar com uma atividade extra, sempre continue com a mesma atividade. Desta forma, as transições serão mais fáceis e os alunos saberão o que esperar. Além disso, forneça aos alunos de ensino fundamental algum tipo de sinal quando uma atividade estiver prestes a terminar. Faça algum tipo de contagem regressiva, ou use um timer que informe aos alunos que é hora de uma nova atividade. Embora você possa seguir uma mesma rotina diária, tenha sempre uma ordem do dia publicada. Os alunos de ensino fundamental geralmente podem ler frases básicas, assim, limite sua agenda para três ou quatro frases.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível