Mais
×

Ideias para histórias de terror

Atualizado em 17 abril, 2017

Histórias de terror são um gênero que assusta os leitores. Algumas vezes, isso é feito através da exploração de medos comuns; outras vezes, usando meios sobrenaturais, como monstros; e outras vezes, invocando cenários e situações horripilantes. Escritores de terror comumente citam várias inspirações como a forma com a qual tiveram as ideias, porém há temas recorrentes que são simplesmente abordados de maneiras diferentes.

Existem vários tipos de histórias de terror, porém todas são assustadoras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Monstros

Monstros são bem comuns em histórias de terror. Essas histórias podem ser construídas em torno de monstros clássicos, como vampiros, lobisomens e fantasmas, e geralmente envolvem a ideia do monstro escolhido aterrorizando a humanidade. O herói da história, geralmente o único que entende a real natureza do perigo, recebe a missão de vencer o monstro.

Pessoa maléfica

Mal é uma palavra que não é fácil de definir, mas quando falamos de pessoas maléficas em histórias de terror, geralmente queremos dizer algo como uma assassino em série solto em um local ou alguém enlouquecendo e cometendo atos horríveis. Histórias de terror desse tipo podem ser muito perturbadoras, pois são em grande parte baseadas na realidade e os leitores podem facilmente acreditar nas premissas.

Terror em ficção científica

Histórias de terror comumente envolvem uma mistura com a ficção científica. Essas histórias se tornaram cada vez mais populares nos anos cinquenta e sessenta, já que a humanidade fez grandes avanços científicos nessa época e muitas pessoas podiam imaginar facilmente a ciência saindo do controle. Histórias de terror desse tipo usualmente se baseiam na ideia de que algum experimento científico que deu errado, talvez dando origem a um monstro, causando alguma praga catastrófica ou trazendo seres extraterrestres para nossas vidas. Histórias de terror desse tipo funcionam pois somos capazes de reconhecer a possibilidade do horror acontecer, mesmo que não seja uma realidade no presente.

Terror emocional

Terror emocional é uma ideia sutil de história de terror. Essas histórias geralmente lidam com um medo ou terror perceptível, ao invés de algo tangível. Pode ser o medo de perder alguém, do escuro ou de insetos. Esses medos são magnificados na mente ou na vida do protagonista, que tem então que lidar com eles ou será consumido por eles.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article