Ideias para se fazer impressão de mãos

Escrito por audrey lucas | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para se fazer impressão de mãos
Deixe que as crianças façam um cartaz com a impressão de suas mãos e compare-as (Comstock/Comstock/Getty Images)

Durante a pré-escola, as crianças absorvem informações através de experiências manuais. Elas têm uma paciência limitada e funcionam melhor em ambientes de aprendizado que as mantém em movimento. A arte e o artesanato na pré-escola proporcionam aos estudantes oportunidades interativas para o desenvolvimento cognitivo e expressão da criatividade. As crianças colocam um toque pessoal nos artesanatos usando a impressão de suas mãos para criar vários designs e dar um senso de realização por colocarem um pedaço delas mesmas no projeto.

Outras pessoas estão lendo

Moldes da impressão das mãos

Os moldes da impressão das mãos servem de lembrança para as crianças e suas famílias e podem ser dados de presente aos pais nas datas especiais. Para fazer um molde simples, separe peças de argila, peça que a crianças pressionem nelas suas mãos e, depois, pinte-as quando estiverem secas. O molde também pode ser feito de gesso. Para isso, despeje o gesso em um pratinho de alumínio, deixe que as crianças façam a impressão de suas mãos e deixe secar por um dia. Como medida de segurança, lave as mãos das crianças imediatamente após fazer a impressão.

Ideias para se fazer impressão de mãos
Guarde de lembrança os moldes com a impressão de mãos (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Impressão de mãos temática

Todo feriado traz criativas maneiras de se representar temas festivos com pequenas impressões de mãos. As professoras podem transformar as mãos da criança em um Papai Noel pintando os dedos de branco para servirem como a barba, a palma de cor de pêssego para ser o rosto e desenhando o chapéu vermelho característico. Quando o projeto estiver seco, as crianças podem desenhar os detalhes do rosto do Papai Noel. Elas também podem contornar suas mãos para que sirvam como os chifres das renas ou como galhos da árvore de Natal. Em outros feriados, as professoras podem pintar as mãos para representarem a bandeira brasileira, um coelhinho da Páscoa ou aranhas assustadoras.

Impressão de mãos representando coisas da natureza

As crianças podem fazer um arco-íris pintando a impressão de suas mãos de várias cores e colorindo um arco transversal na página, uma cor por vez. Eles podem até pintar tiras coloridas em uma mão para formar dentro dela o arco-íris. Ajude-as a traçarem e recortarem as impressões de mãos em várias cores e colá-las em um papel para desenhar uma flor. Elas podem também cortar um papel em formato de vaso e colar acima dele as impressões de mãos florais.

Impressão de mãos com temática de bichos

Após as crianças encherem uma folha de impressões de suas mãos, encoraje-as a desenharem nelas características de diferentes animais. Elas podem desenhar uma tromba e orelhas grandes em uma impressão de mão de cabeça para baixo para criar um elefante, ou uma crina e um rabo para criar um cavalo. Para fazer uma borboleta, deixe-as fazerem a impressão de suas mãos uma do lado da outra para lembrar as asas de uma borboleta. Quando a pintura secar, elas podem usar canetinhas para adicionar características próprias da borboleta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível