Ideias Inovadoras na área de recursos humanos

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias Inovadoras na área de recursos humanos
Inovação em RH (job image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

A área de recursos humanos está sob constante mudança devido às diversas variáveis existentes. As gerações estão mudando, resultando em uma nova onda de jovens funcionários com expectativas e necessidades diferentes em relação às gerações passadas. As novas estratégias das empresas e os novos modelos de liderança estão sempre sendo desenvolvidos, o que requer uma grande participação dos departamentos de RH. As empresas estão focando em uma estrutura organizacional mais orgânica, plana, com novas responsabilidades no treinamento de funcionários. Frente a estas mudanças, os departamentos de RH devem criar ideias inovadoras para novos funcionários.

Outras pessoas estão lendo

Recrutamento

O recrutamento é uma das funções básicas de qualquer departamento de RH. Para poderem contratar os melhores funcionários, os departamentos de RH devem considerar métodos pouco incomuns de publicidade, indo além dos anúncios em cartazes e online. Desenvolver relações com potenciais funcionários pode ser muito relevante. Logo, os momentos sociais estão se tornando aspectos ainda mais importantes do recrutamento, desde a promoção de eventos ao envio de recrutadores disfarçados, para simplesmente se socializarem com os candidatos. Métodos de mídia social, como anúncios online através de sites como o Twitter e o Facebook, também são muito úteis.

Retenção

Uma vez que a empresa contrata funcionários, os departamentos de RH ajudam a cuidar dos mesmos, certificando-se que estejam satisfeitos e produtivos. O incentivo ajuda neste processo e cada vez mais os chefes de RH estão criando incentivos inovadores, indo além de seguros ou bônus. Estes novos planos de incentivo oferecem programas de bem-estar, alívio de stress e uma série de entretenimentos e opções relaxantes disponíveis. As férias estão sendo preenchidas com descontos em lojas, patrocínios de viagens ao exterior e equipamentos eletrônicos gratuitos.

Treinamento

O treinamento dos funcionários é uma parte vital do novo sistema de gerenciamento, onde o objetivo é contratar e manter o trabalhador, treinando-o para o aprendizado constante no emprego e o uso de criatividade, independentemente da sua função na empresa. Os programas de orientação estão se tornando mais comuns em todas as empresas. Os departamentos de RH também estão começando a adotar programas de aprendizagem e avaliações orgânicas que dão aos funcionários responsabilidades crescentes, à medida que se tornam mais experientes.

Cultura

A cultura da empresa é composta de práticas e atitudes que os líderes encorajam por toda a organização. Os departamentos de RH podem ajudar a fortalecer os valores das práticas culturais, criando eventos especiais para que os funcionários participem. Pequenas ideias podem fazer uma grande diferença quanto se trata de cultura. Oferecer bebidas energéticas de graça, determinar um tempo para os exercícios físicos, premiar os funcionários pela boa comunicação ou criatividade e muitas outras opções podem ajudar a melhorar a cultura da empresa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível