×
Loading ...

Ideias de invenções para o terceiro ano do ensino fundamental

Atualizado em 17 abril, 2017

Toda criança tem o potencial de inventar desde muito cedo. A maioria das crianças desenvolvem um senso aguçado de curiosidade, e se interessam pela maneira com que as coisas ao seu redor funcionam. Poucas delas desenvolvem esse interesse e têm novas ideias, nunca antes testadas. Com ajuda de pais e professores, ideias de invenções podem inspirar as mentes dos alunos do terceiro ano.

Ideias de invenções podem estimular a imaginação de crianças do terceiro ano (back to school image by Kurhan from Fotolia.com)

Exposição de invenções

O estímulo para uma grande invenção para um aluno do terceiro ano pode vir do aprendizado sobre outras invenções. Frequentando feiras de ciências e outras competições, as mentes jovens serão treinadas para procurar problemas e instintivamente encontrar maneiras de resolvê-los. Sendo expostos a vários tipos de invenções, descobrirão qual assunto os interessa mais -- ciências da vida, da terra ou físicas.

Loading...
Expostas a outras invenções, uma criança do terceiro ano pode descobrir que tem interesse por astronomia (Earth,sun and moon image by patrimonio designs from Fotolia.com)

Motivação do professor

Há vários recursos on-line disponíveis para ajudar professores do terceiro ano a motivar seus alunos a fazerem invenções. Envolvendo as crianças em atividades que a façam resolver problemas cotidianos e pensar crítica e analiticamente, elas aprenderão a pensar por si. Motivando as crianças entusiasticamente a fazer brainstorms individualmente ou em grupo, elas podem usar sua criatividade e ingenuidade para resolver problemas de diferentes maneiras.

A sala de aula é um ótimo ambiente para as crianças fazerem invenções (today image by alwayspp from Fotolia.com)

Apoio dos pais

Os pais podem ter grande influência sobre seu filho do terceiro ano para fazê-lo criar algo novo, discutindo com ele o que aprendeu na escola. Eles podem ajudá-lo dando apoio aos seus esforços e os encorajando. Também podem ajudá-lo indicando fontes on-line confiáveis que tenham ideias de invenções, dando dicas de organização e orientação. Se uma criança tiver apoio dos pais, tudo será possível.

As crianças podem ter ótimos resultados com apoio e motivação dos pais (parents kiss son image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

Ideias de invenções

Há muitas ideias de invenções que podem inspirar uma criança do terceiro ano e colocar sua criatividade para funcionar, dependendo de seus interesses. Novas invenções que tornem a vida mais fácil e mais segura são necessárias em praticamente todas as áreas. Elas podem inventar um produto que segura um livro para poderem estudar enquanto comem, uma capa de chuva feita para ser usada enquanto se anda de bicicleta, suspensórios de segurança que brilham à noite para ciclistas e corredores, uma luva com uma luz que sinalize a curva para quando se anda de bicicleta à noite, uma coleira de cachorro que brilhe no escuro, um alarme para lancheira, um novo e divertido jogo de tabuleiro, um novo doce, uma tampa para pasta de dentes que minimize a sujeira e o desperdício, etiquetas que ajudem a combinar uniformes escolares, um novo tipo de ancinho que permita que você junte folhas sem se abaixar, um robô simples que distribua e recolha papéis em sala de aula, um balanço mais confortável, um alarme que indique quando a correspondência física foi entregue, papel de embrulho que não precise de fita adesiva, uma luz externa que pisque para chamar a polícia, os bombeiros ou qualquer outro tipo de ajuda para a qual a casa ligou ou um dispositivo para desembaçar óculos. Essas são apenas algumas ideias. Há muitas corporações que financiam e encorajam as crianças a desenvolverem ideias inovadoras, como Best Buy, Staples, Xerox, Mattel, entre outras.

Crianças do terceiro ano podem ajudar a inventar um robô que recolhe folhas na sala de aula (robot image by Paul Moore from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...