Mais
×

Ideias para um jantar comemorativo

Atualizado em 17 abril, 2017

Recepcionar um jantar comemorativo é uma ótima maneira de promover um encontro informal com sua família, com seus amigos ou com colegas de trabalho. Ao planejar o próximo jantar, escolha um menu simples, mas elegante, arrume a mesa com um visual e objetos apelativos e adote estritamente instruções de segurança alimentícias.

Pessoa se servindo em uma mesa de bufê (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Menu

Escolha um tema geral para o menu, como indiano, italiano ou chinês. Escolha pratos temáticos de saladas, aperitivos, prato principal e sobremesa que tenham várias cores contrastantes para criar um visual apelativo. Selecione vários petiscos inspirados no tema, bem como saladas pré-misturadas, que podem ser servidas em canequinhas, e pratos principais com carnes e vegetais em pedaços pequenos. Escolha as sobremesas com base nas restrições dietéticas dos convidados. Escolha algumas frutas e vegetais regionais e da estação para fazer pratos crus.

Visão geral da mesa de bufê (Paul Morigi/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Montagem

Posicione a mesa do bufê principal no meio do cômodo da festa para que os convidados tenham acesso por todos os lados. Essa mesa deve incluir saladas, aperitivos e pratos principais. Posicione a mesa de bebidas longe da principal para assegurar que os convidados com pratos de comida não tropecem em convidados com bebidas repetidamente. Disponha as sobremesa em uma mesa pequena, em um balcão ou prateleira para que a arrumação combine com a decoração da festa.

Disponha os pratos agrupados na mesa principal do bufê dividindo-os em pratos principais, acompanhamentos e vegetais, saladas, aperitivos e petiscos. Posicione guardanapos e talheres na ponta da mesa para que os convidados tenham suas mãos livres para se servirem.

Mantenha os pratos quentes aquecidos e, os frios, resfriados. Deixe-os elevados para facilitar o acesso e decorar a mesa. Cubra objetos grosseiros com toalhas de mesa ou tecidos e coloque as melhores louças em cima.

Encha bastante as travessas de comida para que os convidados não achem que devem colocar menos do que o necessário para se alimentar bem. Reabasteça as travessas frequentemente se possível.

Mulher se servindo em uma mesa de bufê (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Segurança

Lave as mãos antes, durante e depois da preparação da comida. Mantenha todos os utensílios, vasilhas, panelas e pratos limpos.

Mantenha os pratos frios no refrigerador e os quentes no forno até a hora de servir. Substitua as travessas vazias por outras limpas e cheias para evitar a proliferação de germes.

Remova e descarte qualquer comida que sobrar em uma mesa externa por mais de uma hora ou em uma mesa interna por mais de duas horas.

Pratos frios sobre o gelo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article