Ideias de jardinagem em barrancos

Escrito por amelia allonsy | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de jardinagem em barrancos
Jardins rochosos são opções de pouca manutenção para paisagismo em barrancos (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Barrancos, colinas e inclinações apresentam desafios para proprietários de casas, uma vez que nestes tipos de relevo é mais difícil caminhar do que em áreas planas. Escavar o solo do barranco remove as raízes de grama e daninhas que ajudam a proteger o solo contra erosão. Desta forma, os esforços dos proprietários em manter o jardim devem incluir também medidas de prevenção da erosão. Embora relativamente difícil, você pode se aproveitar do espaço dos barrancos pensando no paisagismo, de forma que eles contribuam positivamente com a paisagem.

Outras pessoas estão lendo

Muro de arrimo

Construir um muro de arrimo permite que você faça um corte no barranco para acrescentar mais espaço nivelado na base do barranco. Muros de arrimo caseiros devem ter no máximo 1 metro de altura para garantir a segurança; sua cidade pode exigir a obtenção de um alvará de construção e um empreiteiro quando se tratar de muros mais altos. Muros de arrimo feitos de pedra conferem uma aparência natural ao barranco enquanto que as pedras são normalmente baratas ou pode-se até obtê-las gratuitamente em alguns casos. Blocos de concreto são uma outra opção relativamente fácil de implantar e oferecem vários opções de acabamento para combinar com os outros elementos da paisagem. Os dois tipos básicos de pedras e blocos são os que se encaixam e os de construção com argamassa. Estes últimos usam um agente colante para manter os blocos ou as pedras unidas. Você também pode usar toras ou dormentes para construir o muro de arrimo.

Ideias de jardinagem em barrancos
Muros de arrimo são uma opção para jardins em encostas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Jardins em terraços

Crie terraços no barranco para usá-los como espaço para jardinagem. Faça terraços de aproximadamente 1 m de altura e use muros de arrimo para manter o solo de cada nível. Plante suas flores favoritas em camadas múltiplas, de forma que cada espécie de flor possa ser vista claramente. Os terraços oferecem um espaço proeminente para estátuas de jardim, uma fonte ou mesmo um espaço para entretenimento. Uma outra opção é cultivar plantas comestíveis, como um tipo diferente de fruta ou hortaliça em cada nível. Construa degraus no meio do barranco para ter acesso fácil para cada terraço e multiplique por dois o número de canteiros de plantio.

Ideias de jardinagem em barrancos
Terraços podem ser usados em encontas inclinadas de jardins (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Jardim de plantas nativas

Se preferir não construir um muro de arrimo, mas mesmo assim não quer plantar grama no barranco, plante mudas de espécies nativas para embelezar a paisagem e segurar o solo no lugar. Embora você tenha liberdade de plantar o que quiser no barranco, plantas nativas são adaptadas ao solo, condições hídricas e climáticas da região, assegurando que elas irão crescer bem no local de plantio. Certifique-se de que as plantas que você escolheu possuem raízes fibrosas, que se prendem melhor ao solo. Você irá evitar o alastramento de espécies de plantas invasoras e ainda irá atrair pássaros nativos atraídos pelos frutos de suas plantas. Converse com o técnico da agropecuária da sua cidade para descobrir as espécies nativas de sua região.

Ideias de jardinagem em barrancos
Plantas nativas podem ser plantadas em terraços (Blue Jean Images/Digital Vision/Getty Images)

Jardim rochoso

Jardins rochosos são soluções que exigem pouca manutenção para barrancos e conferem uma aparência de impacto à paisagem. Rochas seguram o solo e criam um visual de uma montanha natural. Disponha as rochas maiores na base do barranco e as menores no topo. Coloque as pedras com a base maior para baixo e enterre-as até a metade na encosta do barranco para fixa-las no chão. Assim que todas as pedras estiverem no lugar, preencha os intervalos entre as plantas com espécies de plantas nativas e tolerantes à seca para manter o solo no local. Plantas tolerantes à seca são necessárias, uma vez que encostas muito inclinadas não mantêm tanta umidade quanto os pisos nivelados.

Ideias de jardinagem em barrancos
Jardins rochosos são uma boa opção para encostas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível