Mais
×

Ideias de jogos de decoração de sala de aula para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma parte importante de qualquer sala de aula é o conforto. As crianças tendem a querer ambientes calmos e reconfortantes na escola. Elas aprendem melhor quando estão em um lugar no qual se sentem seguras. Um modo de ajudar as crianças a tomarem uma atitude e se sentirem parte da sala de aula é permitir que elas ajudem na decoração. Decorar a escola não só é divertido, como faz as crianças se sentirem ajudantes especiais do professor. Jogos de decoração tornam o trabalho de decorar a sala de aula emocionante.

As crianças gostam de decorar salas de aula (school room image by Alfonso d'Agostino from Fotolia.com)

Ao redor do mundo

Uma parte fundamental da sala de aula de crianças pequenas é um mural matemático. Faça cada criança escrever uma conta simples em um cartão de 9,5 x 14,5 cm. Crie uma regra de que elas só podem usar números até 10, se forem crianças com menos de oito anos, e até 20, se forem crianças com mais de oito anos. Escolha uma criança para começar, que deve se levantar e ficar atrás da mesa de outra criança. O professor mostra um cartão para a dupla com a conta, e a primeira criança que responder ganha. O vencedor vai para a próxima mesa e o professor repete o processo com outro cartão. O perdedor senta na mesa atrás da qual estava de pé. A última criança de pé quando todas tiverem tido uma chance ganha. Quando o jogo terminar, pendure os cartões no mural de matemática para decorá-lo.

Jogo da forca

Separe um mural da sala para o tema de soletrar. Faça uma grande forca com papel ou marcadores no mural. Dê a cada criança uma letra ou letras do alfabeto para serem escritas em cartões de 9,5 x 14,5 cm, e peça para elas colarem um pedaço de velcro atrás de cada cartão. Ponha uma fila de pedaços de velcro na parte de baixo do mural para conter as letras que não estão corretas. Ponha outra fila à direita ou à esquerda da forca para as palavras ou frases. Ajude as crianças a fazerem partes do corpo com velcros na parte de trás para serem penduradas durante o jogo. Uma parte de corpo é pendurada para cada letra que não faz parte da palavra ou frase escolhida. O jogo termina quando o corpo fica completo. Permita apenas uma palavra para crianças menores e palavras maiores ou frases para crianças maiores. Certifique-se de ter bastantes letras disponíveis e vogais extras. Comece o jogo escolhendo um aluno para escolher uma palavra ou frase e escrevê-la em um pedaço de papel. Cheque para ver se está escrita corretamente. Deixe a turma jogar revezando-se ao escolher letras e tentar adivinhar qual a palavra ou frase. O vencedor é a criança que adivinhar a palavra ou frase. Ela então é a próxima a escolher a palavra ou frase no dia seguinte.

Quebra-cabeça de floco de neve

Dê a cada aluno um pedaço de papel com um floco de neve que ocupe toda a folha. Faça-os cortarem o papel para criar um quebra-cabeça. Deixe cortarem de 6 a 8 peças para alunos mais novos e de 9 a 12 para alunos mais velhos. Uma vez que as peças estejam cortadas, peça aos alunos para que troquem os quebra-cabeças com os colegas. Faça os alunos montarem e colarem os quebra-cabeças em papel azul. O aluno que conseguir resolver e colar seu quebra-cabeça primeiro ganha. Uma vez que todos os quebra-cabeças estiverem completos, pendure-os no mural. Adicione purpurina para fazê-los brilharem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article