on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ideias para jogos ao ar livre em gincanas escolares

Atualizado em 17 abril, 2017

Gincanas escolares acontecem geralmente no começo e no fim do ano letivo, quando o clima quente oferece a oportunidade de realizar o evento nas áreas descobertas da escola. Seja essa gincana beneficente ou simplesmente uma celebração escolar, inclua jogos para entreter os convidados. Alunos do ensino médio são velhos o suficiente para jogar bem qualquer um dos jogos dessas gincanas, mas aqueles onde se jogam dardos ou objetos afiados devem ser evitados.

É hora de sair da sala de aula e se divertir ao ar livre (Creatas/Creatas/Getty Images)

Arremesso de argola

O arremesso de argola é um jogo que pode ser preparado com apenas alguns materiais. Para criá-lo, encha dez garrafas de refrigerante com areia. Pinte três das tampinhas dessas garrafas de amarelo, três de azul e três de laranja. Pinte a que sobrou de vermelho. Cole as tampinhas nas garrafas para deixá-las permanentemente presas. Arrume as garrafas no chão para que você tenha uma distribuição de cores variada. Coloque a garrafa com a tampinha vermelha no centro. Para jogar, os alunos ficam de pé em um ponto marcado no chão, há cerca de um metro de distância das garrafas. Os jogadores que conseguirem acertar as garrafas com suas argolas recebem prêmios de acordo com a cor das tampinhas. Dê os prêmios melhores para os jogadores que acertarem a garrafa com a tampinha vermelha.

Loading...

Arremesso de bolinhas

Amplie um desenho de um palhaço até ficar com o tamanho de um poster e imprima-o. Cole-o em um pedaço de papelão ou chapa de isopor do mesmo tamanho. Faça um buraco no lugar da boca, em um tamanho grande o suficiente para que a bolinha passe. Os alunos tentarão jogar as bolinhas através da boca do palhaço, há cerca de 1,20 m de distância. No lugar do palhaço, é possível incluir animais de circo, o mascote da escola ou uma fotografia do diretor. Substitua as bolinhas por itens comestíveis e o jogo muda para "alimente o animal". Por exemplo, os alunos podem tentar jogar bananas através da boca de um macaco, e o jogo pode ser chamado de "alimente o macaco."

Caça ao tesouro

Encha uma caixa de areia ou piscina infantil com areia. Compre vários baús do tesouro em miniatura em uma loja de artigos para festa ou brinquedos local. Escreva o nome dos prêmios que serão oferecidos em pedaços de papel. Dobre os papéis, coloque-os nos baús e feche os mesmos com fita adesiva. Enterre-os na areia. Os jogadores escavarão a areia para encontrar os baús do tesouro. Quando eles forem abertos, o jogador recebe o prêmio descrito no papel dentro dele. Inclua prêmios de diferentes valores e tamanhos para que a brincadeira possa tornar-se um verdadeiro jogo de azar. Ideias para prêmios incluem pirulitos, barras de chocolate, peixes infláveis, óculos de sol feitos de plástico ou animais de pelúcia.

Afunda-pirata!

Alugue um tanque para essa atividade, ou peça para pais e voluntários que façam um. Cada aluno recebe três bolas para acertar no alvo. Quando o alvo é atingido, a pessoa sentada na plataforma cai no tanque de água. Recrute voluntários adultos para sentar no tanque. Candidatos que sempre oferecem uma diversão extra são o diretor, treinadores, professores de educação física ou membros da Associação de Pais e Mestres.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...