Mais
×

Ideias para jogos com paraquedas na educação infantil

Atualizado em 17 abril, 2017

Grandes, coloridos e leves, os paraquedas têm virado uma adição bem vinda ao equipamento de aula de escolas públicas e outras instituições de ensino. Existem diversos modos de incorporar os paraquedas às aulas de educação física das crianças. Visto que a maioria das crianças gosta da inovação do paraquedas, elas nem percebem que estão aprendendo ou exercitando-se enquanto brincam com ele.

Usar paraquedas coloridos é uma maneira divertida de fazer as crianças se exercitarem (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Pipoca

Enquanto esse jogo pode parecer apenas divertido, ele também ajuda as crianças jovens a aprender a contar. Comece colocando bolas de plástico de diferentes cores sobre o paraquedas. Peça que as crianças sentem em volta da borda e peguem uma ponta. Ao sinal do professor, as crianças sacodem o paraquedas vigorosamente por alguns segundos, até o professor gritar "Pare". Peça que as crianças contem o número de bolas coloridas que sobraram no paraquedas. Repita o processo até que todas as bolas tenham sido jogadas para fora do paraquedas.

Troca de cores

Peça que as crianças fiquem em volta do paraquedas em uma cor específica. Se as crianças forem muito novas, mostre em que cor eles devem ficar e diga "João você é vermelho porque essa é a cor que você está segundando no paraquedas". Em seguida, explique que quando você gritar o nome de um cor, todas as crianças que não estiverem segurando aquela cor devem levantar o paraquedas tão alto para que forme uma espécie de guarda-chuva. As crianças que estiverem segurando a cor devem correr para baixo do paraquedas e encontrar a mesma cor do outro lado antes que o paraquedas abaixe novamente. Repita o jogo.

Bolas e ondas

Esta atividade com o paraquedas é uma boa maneira de ensinar as crianças sobre coordenação e trabalho de equipe. Coloque uma bola grande e leve no paraquedas. O objeto deve fazer que a bola gire em círculos sem deixar cair do paraquedas. Cada criança precisa abaixar seus braços gentilmente quando a bola se aproximar e então levantar novamente quando a bola tiver passado, o que cria um leve movimento ondular. As crianças precisam trabalhar juntas e com movimentos suaves para a bola completar um círculo sem cair ou retroceder.

Tenda de paraquedas

Peça que as crianças fiquem em pé em um círculo segurando o paraquedas. Peça que comecem a fazer uma onda com o paraquedas levantando e abaixando os braços. Quando o paraquedas tiver mais ar embaixo, vai assumir uma forma parecida com um balão. Diga às crianças que depois que você contar até três, eles tem que dar um passo a frente e sentar ao mesmo tempo dentro do paraquedas, enquanto seguram as pontas atrás deles. A forma de balão vai criar uma tenda temporária sobre as crianças antes de cair em volta delas. A maioria das crianças gostam de se ver dentro de um balão colorido.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article