Ideias e jogos práticos para ensinar frações

Escrito por kelsi johnston | Traduzido por jessica modono
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias e jogos práticos para ensinar frações
Ensinar e aprender matemática pode ser divertido com jogos e lições práticas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aprender frações pode, às vezes, ser uma tarefa difícil que todos nós enfrentamos uma hora ou outra. Ensinar frações para crianças não precisa ser assustador ou chato. Atividades práticas com jogos não somente irão ensinar às crianças o que são frações, como também mostrarão a elas que aprender matemática é importante devido a sua utilidade e aplicação em atividades do nosso dia a dia.

Atividade com copos medidores

Esta atividade de aprendizagem ensina às crianças os conceitos básicos de frações. Coloque sobre as mesas das crianças uma garrafa de um litro de água, vasilhas transparentes de mesmo tamanho e diferentes tamanhos de copos de medição. Peça que elas coloquem um copo d'água na vasilha transparente e marque com uma caneta permanente a altura da linha da água. Pergunte às crianças quantas metades do copo serão necessárias para encher a vasilha até a mesma marca da medida de um copo. Eles vão ver que são necessárias duas metades de copo para isso. Mude para as medidas de 1/3 e 1/4 de copo e repita o mesmo exercício, perguntando qual quantidade de cada será necessário para preencher a mesma medida de um copo.

Ideias e jogos práticos para ensinar frações
Crianças entenderão as frações usando copos de medição (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Jogo de tiras de fração

Tiras de fração são tiras retangulares de papel cortadas para representar diferentes frações, ou partes de um todo. Corte o papel em tiras de tamanhos diferentes e nomeie-as com diferentes frações como 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, etc. Passe as tiras para as crianças, dando duas tiras para cada uma de modo que elas não se igualem a um. Cada criança deverá percorrer a sala trocando as tiras de papel com os colegas de modo a juntar as tiras corretamente para formar um. A primeira criança a fazer isso ganha o jogo.

Ideias e jogos práticos para ensinar frações
Corte tiras de frações de um papel (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Frações de barras de chocolate

Esse é um jogo que permite ensinar frações com um toque de doçura. Dê a cada criança uma barra de chocolate. Suponhamos que cada barra já esteja dividida em 12 pequenos pedaços, então explique que cada pedaço corresponde a 1/12 da barra inteira. Instrua-os a quebrar a barra ao meio e contar quantos pedaços ficam em cada metade. Serão seis, com a fração sendo 6/12 o que corresponde a 1/2. Discuta de quantas maneiras a barra de chocolate pode ser quebrada, sempre lembrando de contar os pedaços individuais para dar nome às frações. Por exemplo, se a barra for quebrada em quatro pedaços iguais, as crianças podem contar três pedaços individuais para cada, o que mostra que 1/4 e 3/12 são equivalentes.

Ideias e jogos práticos para ensinar frações
Barras de chocolate são um jeito doce de ensinar frações (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Frações de palavras

Essa atividade tem a vantagem de ensinar frações durante as atividades de ditado e escrita. Peça para as crianças desenharem linhas em um pedaço de papel para formar três colunas. Crie uma lista de palavras e faça-os escrevê-las na primeira coluna. Na segunda coluna, escreva a fração da quantidade de vogais, e na terceira a fração das consoantes. Por exemplo, se você escreve "abacaxi" na primeira coluna, escreva 4/7 na primeira coluna e 3/7 na segunda coluna. Isso ensina às crianças que frações estão em todos os lugares e são fáceis de aprender por meio de simples contagem.

Ideias e jogos práticos para ensinar frações
A palavra "pare" tem 2/4 de vogais e 2/4 de consoantes (Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível