Mais
×

Ideias para se livrar do tédio adolescente

Atualizado em 21 novembro, 2016

É importante ter certeza de que seu filho adolescente tenha coisas positivas o suficiente acontecendo na vida para mantê-lo ocupado. O tédio pode ser o pior inimigo de um adolescente, porque, quando estão entediados, é mais provável que eles se voltem para as drogas, festas, comam demais ou tenham outros comportamentos perigosos. Se seu filho adolescente tem reclamado de tédio, encontre atividades efetivas para ocupar o tempo dele.

Encontre maneiras para deixar seu adolescente entediado longe de problemas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Esportes e clubes

Certifique-se de que seu adolescente esteja envolvido em pelo menos um esporte ou atividade depois da escola todos os dias. Esportes e clubes podem ajudar os adolescentes de várias maneiras; eles podem fazer amizade com os companheiros de time e membros do clube que compartilham os mesmos interesses deles. Seu filho também pode se esforçar para alcançar certos objetivos, como marcar um número x de gols em uma partida de futebol, ou ganhar primeiro lugar em uma competição no clube de artes. Entre os temas de casa e compromissos esportivos, ele não vai ter muito tempo de ficar entediado.

Emprego temporário

Conseguir um emprego temporário depois da escola ou nos finais de semana vai ensinar seu filho a ser mais responsável. Em adição ao trabalho em si tomar parte do tempo livre de seu filho, ele também vai estar ganhando dinheiro que ele poderá gastar em outros tempos livres para ir ao cinema ou comer pizza com os amigos. Adolescentes com empregos também podem aprender a apreciar um pouco de tempo sem fazer nada, ao invés de reclamar de tédio.

Voluntariado

Ser voluntário é outra maneira de mostrar ao seu filho adolescente que há muitas situações piores na vida do que tédio. Adolescentes podem ser voluntários em lugares que dão sopa ou em hospitais, nos quais eles podem ter a chance de interagir com pessoas que estão passando por situações difíceis na vida. Isso vai ajudar o seu adolescente a passar o tempo livre dele fazendo boas coisas dentro da comunidade e também vai ajudá-lo a se sentir grato pela vida abençoada que tem.

Tempo sozinho

Adolescentes precisam perceber que tempo sozinho e livre é parte da vida e não é sempre uma coisa ruim. Dê ao seu filho sugestões de como passar uma tarde preguiçosa de domingo. Esses momentos calmos podem ser ótimas oportunidades para ler um livro novo, assistir seus filmes favoritos, fazer uma colagem de imagens ou assar cupcakes. É bem possível seu adolescente ficar ocupado sem uma atividade estruturada e planejada ou com os amigos por perto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article