Ideias para mansardas e empenas em fachadas

Escrito por mitchell brock | Traduzido por mariana piastrelli lauria
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para mansardas e empenas em fachadas
A mansarda é uma janela instalada em um telhado inclinado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A fachada de uma casa pode ser alterada drasticamente através da instalação de diferentes tipos de mansardas e empenas. A mansarda é uma extensão vertical instalada na encosta da casa. A empena é a parte de cima do telhado onde ambos os lados se encontram. As empenas também podem ser a parte superior das mansardas da fachada da casa. As mansardas e empenas podem mudar completamente a aparência de uma casa, aumentando inclusive o valor de revenda.

Outras pessoas estão lendo

Mansardas planas

As mansardas planas não tem empenas pontiagudas localizadas na parte superior da janela. Comumente esse estilo de mansarda é construído na inclinação do telhado e pode estender até um quarto do segundo andar. A instalação de janelas nas mansardas permite que a luz natural penetre no quarto. Às vezes, a mensarda plana pode ser instalada no telhado com a vista para uma sala de estar, permitindo que a luz natural entre pelo cômodo principal através da abertura no teto.

Ideias para mansardas e empenas em fachadas
Uma mansarda plana não tem uma empena por cima da janela (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Mansarda arqueada

Uma mansarda arqueada também é instalada na inclinação do telhado, mas a linha do telhado acima da mansarda é arqueada em semicírculo, ao invés de ser pontiaguda ou plana. Estes tipos de mansardas podem ser difíceis de instalar, a menos que a madeira já tenha o formato arqueado. Muitos mansardas arqueadas tem a aparência composta de tijolos ou pedras, pois é mais fácil formar adequar a pedra ao semicírculo do que dobrar madeira para encaixar em um arco.

Ideias para mansardas e empenas em fachadas
Mansardas arqueadas tem o formato de semicírculo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Mansardas pontiagudas

As mansardas pontiagudas são o tipo mais comum. Muitas casas tem empenas localizadas na extremidade do telhado principal, mas são geralmente instaladas ao longo da fachada do telhado. Cada mansarda tem a extremidade formando a empena, e geralmente mais de uma mansarda é instalada na superfície do telhado. A mansarda pontiaguda é mais fácil de instalar, necessitando somente de uma abertura no telhado. O projeto permite que a luz natural entre nos quartos, mas não tem qualquer outra função prática além dessa.

Ideias para mansardas e empenas em fachadas
Mansardas e empenas pontiagudas são instaladas na parte da frente da casa (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ventilação

As mansardas para ventilação não tem janelas localizadas na frente delas. Em vez disso, a mansarda tem uma pequena abertura para permitir que o ar flua para dentro do cômodo, proporcionando mais ventilação para o lado de baixo do telhado. Este tipo de mansarda é pequeno e só se estende a uma curta distância para fora da fachada do telhado. As empenas ficam localizadas acima da mansarda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível