×
Loading ...

Ideias de maquetes para projetos escolares

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maquete, que o site Merriam-Webster define como uma "representação cênica na qual uma pintura parcialmente translúcida é vista à distância", foi inventada pelo mesmo homem que inventou o daguerreótipo: Louis-Jacques-Mandé Daguerre. Daguerre se baseou em sua experiência como cenógrafo e fez pinturas enormes que mediam 24 por 15 metros. Essas pinturas foram feitas em linho transparente que ganhava vida quando iluminado na parte de trás e da frente. Ao longo do tempo, o significado da maquete se expandiu para incluir representações que incorporavam pinturas enormes com figuras tridimensionais retratando ambientes e cenas da vida. Você pode ver esses exemplares hoje em museus pelo mundo. É possível criar versões de maquetes na sala de aula, capturando em miniatura suas próprias recriações da vida em 3D.

Você pode encontrar grandes maquetes em museus (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)

Um momento na história

Crie uma cena de um momento histórico. O Grito do Ipiranga ou Grito da Independência do Brasil é um exemplo de um tema para uma maquete. Depois de estudar o caso em sala de aula, os alunos podem recriar o ambiente no qual o fato ocorreu.

Loading...

Habitat

Recrie um habitat natural. Dê vida à ciência criando uma maquete representando o habitat natural dos animais estudados em sala de aula. Um exemplo poderia ser uma maquete de um buraco de tatu, retratando a vida do animal dentro e fora de sua toca.

Sua cidade

Crie uma maquete da cidade ou comunidade onde a escola está localizada. Poderia ser uma maquete da história da escola ou de em um evento importante na cidade.

O céu noturno

Use uma maquete para retratar o céu noturno. Com uma maquete, seus alunos podem recriar a escala do céu noturno e as constelações. Pode ser uma maquete isolada ou uma série de projetos que demonstre como as constelações mudam suas posições durante as estações do ano.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...