×
Loading ...

Ideias maravilhosas de lanches escolares para crianças

Atualizado em 01 agosto, 2017

Fazer um bom lanche é mais fácil do que você pensa. Com alguns truques e ferramentas secretas, todo o processo só levará alguns minutos, e a lancheira do seu filho voltará vazia (quase) sempre. Encha sua geladeira e sua despensa com alguns ingredientes básicos e você poderá fazer várias combinações deliciosas toda semana.

Instruções

Lanches fáceis feitos em poucos minutos (Foodlets.com)

    Comece com algumas ferramentas secretas

  1. Uma marmita plástica do tipo "bentō", com três ou mais compartimentos, é a melhor forma de começar. É fácil compor um lanche equilibrado e atraente enchendo cada parte com uma coisa diferente. Use cores, texturas e grupos alimentares distintos.

    Loading...
    Uma marmita tipo "bentō" não só deixa a comida com uma aparência melhor, mas também a armazena de forma mais segura (Foodlets.com)
  2. Depois, muna-se de utensílios que podem dar uma forma divertida, adicionar mais cor ou criar uma apresentação mais estilosa para os ingredientes. Cortadores de ovos cozidos, moldes de sanduíche, cortadores de vegetais, forminhas de silicone e até palitos de dentes podem ajudar. Não compre todos. Escolha um ou dois que pareçam divertidos para seu filho.

    Forminhas de silicone, palitos, cortadores de vegetais, moldes para ovos e cortadores de sanduíche (Foodlets.com)
  3. Quando estiver comprando os ingredientes, prepare-se para repeti-los duas vezes na semana. Faça dois sanduíches de peito de peru, mas de maneiras diferentes: primeiro como um sanduíche normal, mas cortado com um molde divertido, e depois enrolado como se fosse um sushi. Faça um lanche com ovos cozidos duas vezes: primeiro inteiros, depois em um sanduíche de salada de ovos. Já o salame pode ser usado como recheio de sanduíche e também com queijo e biscoitos.

    Ovos para o lanche, servidos de duas maneiras diferentes (Foodlets.com)

    Experimente novas receitas e técnicas

  1. Os sanduíches podem ser um lanche básico para crianças, mas isso não significa que eles têm que ser sem graça. Experimente usar moldes diferentes, corte-os e coloque-os em um palito de dentes (ou canudo, se a escola não permitir o palito) ou enrole-os, como nesta imagem. Para isso, basta amassar o pão comum com um rolo de macarrão, colocar seus recheios favoritos (como maionese e peito de peru, por exemplo) e depois enrolar, cortar em pedacinhos pequenos e servir como se fosse um sushi.

    Uma nova maneira de servir sanduíches (Foodlets.com)
  2. Uma das maneiras mais fáceis de incentivar qualquer criança a comer um bom lanche é usando cores. Frutas e verduras frescas são uma ótima escolha, mas isso funciona até com picles e frutas secas, principalmente se você utilizar uma forminha de silicone para adicionar um toque a mais de cor.

    Você não precisa usar todas as cores todos os dias; duas ou três já são suficiente (Foodlets.com)
  3. Bolinhos feitos em casa são uma forma infalível de servir frutas e verduras frescas de forma saborosa. Faça bolinhos de banana, abobrinha, abóbora, cenoura ou qualquer outra combinação que conseguir pensar. Use forminhas diferentes para variar, coloque todos os bolinhos em um saco plástico com fecho hermético e guarde-os no freezer. Depois, pegue o que precisar para finalizar o lanche em qualquer dia.

    Os bolinhos são um componente básico do lanche que pode ser feito com antecedência (Foodlets.com)
  4. Transforme um lanche simples em algo mais divertido com um simples palito de dentes ou de churrasco. Em vez de um sanduíche clássico no pão comum, use pães integrais (com manteiga, se quiser) e sirva acompanhado de salames e queijos em um palito. Você pode fazer o mesmo com pepinos e tomates, ou espetar um sanduíche inteiro... As opções são infinitas.

    Dica: experimente usar palitos para coquetéis, com pontas arredondadas (Foodlets.com)
  5. Não se esqueça do queijo e dos biscoitos. Quando você tiver pressa, eles são a melhor opção. Use cortadores de vegetais para deixá-los com uma forma divertida e espete o salame em um palito.

    Usar dois tipos de queijo não é essencial, mas é mais divertido (Foodlets.com)
  6. Sempre tenha nozes e frutas secas à mão. Elas podem ser armazenadas por meses e são fáceis de embalar quando estiver com pressa. Edamame, misturas de grãos, uvas-passas, ameixas secas e amendoins, por exemplo, são ótimas opções. São lanches fáceis e rápidos de se fazer. E o melhor de tudo: seus filhos vão adorar!

    Nozes e frutas secas são uma ótima opção de lanche quando se está com pressa (Foodlets.com)
Loading...

Dicas

  • Misture e combine os ingredientes. Use os mesmos espetinhos com palitos de maneiras diferentes durante a semana, uma vez para queijo e embutidos e outra para vegetais. Coloque as frutas secas em forminhas de silicone um dia e, no outro, ponha um muffin de verdade dentro.
  • Cozinhe com antecedência. Faça diferentes tipos de bolinhos no fim de semana, usando uma assadeira pequena, e guarde-os no freezer. Você não vai se arrepender de tê-los já prontos.
  • Não se preocupe com a sobremesa. Sirva frutas na maioria dos dias ou adicione um chocolate pequeno em vez de um pacote de bolachas, balas ou bolos industrializados. Guarde esse tipo de sobremesa para o jantar.

O que você precisa

  • Dois tipos de miniverduras (tomates-cereja, pepinos pequenos, minicenouras)
  • Dois tipos de frutas coloridas (framboesas, abacaxi fresco, mirtilos, uvas, melão)
  • Biscoitos e pretzels
  • Pão integral ou pão pita
  • Ovos
  • Frutas secas (uvas-passas, ameixas, damascos, oxicocos)
  • Mistura de grãos e frutos secos
  • Nozes (verifique se é permitido incluir nozes, pois algumas escolas as proíbem devido a alergias)
  • Barras de granola
  • Picles
  • Dois tipos de embutidos (peito de peru, salame ou presunto)
  • Dois tipos de queijo (palitos de queijo ou queijo fatiado)

Referências

Loading ...
Loading ...