Comportamento

Ideias para mensagens de condolências

Escrito por candice coleman | Traduzido por augusto morgante
Ideias para mensagens de condolências

Existem maneiras diferentes de escrever uma mensagem de condolência, dependendo da pessoa que irá recebê-la

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Dependendo do fato de você estar escrevendo uma mensagem de condolências para um colega de trabalho, um cliente, um amigo ou um membro da família, é possível referir-se ao acontecimento de muitas maneiras diferentes. O tipo de relacionamento mantido com a pessoa que receberá a mensagem de pêsames é o que ajudará a moldá-la. Seus sentimentos podem ser expressos em cartões, cartas e artigos.

Outras pessoas estão lendo

Para um amigo

Mensagens de condolências devem ser breves, possuindo no máximo um parágrafo ou dois. Concentre-se no que você sabe sobre o falecido. Ele estava envolvido no serviço público? Do que as pessoas pareciam gostar mais a respeito dele? Procure incluir anedotas que reflitam essas características. Por exemplo: "Maria era devotada às crianças e dedicou a vida a cuidar dos outros. Para sempre sentiremos sua falta", ou "João sempre estava lá quando precisávamos dele. Sinto muito por sua perda".

Para um colega de trabalho

Uma mensagem de pêsames para um colega de trabalho pode dizer "Sentimos muito por sua perda. Você está em nossos pensamentos e orações" ou "Ficamos entristecidos ao saber do falecimento de Lúcia. Estamos disponíveis na quarta-feira e gostaríamos de levá-lo para almoçar. Ligaremos antes para confirmar, caso você possa".

Para um cliente

Uma mensagem de condolências a um cliente de negócios pode ser do tipo "Sentimos muito por sua perda e gostaríamos que soubesse que estamos à disposição nesse momento de necessidade". Se o falecido trabalhava no serviço público, a mensagem pode fazer referência a este fato. Por exemplo: "José trabalhou com afinco em prol de sua comunidade e muito me entristece saber de seu falecimento".

Para um membro da família

Inclua alguma lembrança ou história de que você tem conhecimento sobre o falecido. Elas podem ser bem-humoradas, desde que não deem uma conotação negativa a ele. Ele o ensinou a ler, a exercer uma profissão ou lhe deu qualquer outro tipo de lição de vida? Mencione isso na sua mensagem. Por exemplo: "Cíntia sempre teve muita paciência ao me ensinar e foi por causa dela que consegui terminar a faculdade. Ela teve um enorme impacto na minha vida e para sempre irei amá-la e sentir sua falta".

Declarações a ser evitadas

Nunca diga a uma pessoa enlutada para "superar" o falecimento de um ente querido, não faça planos sem consultá-la antes e evite afirmações de cunho religioso, caso você desconheça a religião dela ou do falecido. Também evite declarações como "eu entendo como você se sente" ou "você vai conseguir seguir em frente quando for a hora". Esse tipo de afirmação parece anular a dor daqueles que se encontram em luto. Não ofereça auxílio em sua mensagem de condolências caso não tenha a intenção de realmente prestá-lo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media