Ideias do merchandising visual para a moda

Escrito por trinise l. castro | Traduzido por aline elias
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Ideias do merchandising visual para a moda
O merchandising visual pode impulsionar as vendas (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

Merchandising visual diz respeito a como organizar a mercadoria de uma forma que gere mais vendas. Permite que você consiga a atenção dos compradores usando recursos visuais e atraia-os para dentro da sua loja. Uma vez dentro da loja, o cliente olhará em volta para ver quais outros itens chamam sua atenção. Cores, aromas e sons podem afetar a experiência de um cliente. Por isso, é importante adequar seu merchandising visual para atrair os clientes que costumam comprar seus produtos. O merchandising visual não somente trará os clientes para sua loja, como também os manterá nela através de algumas estratégias de comercialização.

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Estilo de vida

A cada estação, os estilistas criam moda para diversos estilos de vida. Quando os clientes saem para comprar roupas, eles esperam encontrar o que procuram de maneira relativamente fácil. Por exemplo, um estilo de vida "trabalho" é o tema que poderia caracterizar ternos, sapatos, pastas, bolsas e relógios de grife. Você poderia criar uma outra seção chamada "Noite na Cidade" onde apresentaria roupas de festa, trajes mais festivos, sapatos e acessórios. Se algum cliente estiver procurando um traje para festa, ele saberá exatamente aonde ir.

Cores coordenadas

Agrupar camisas, calças e jaquetas da mesma cor pode ajudar os clientes a encontrar as cores que eles estão procurando. Por exemplo, ao invés de pendurar roupas vermelhas por toda a loja, separe-as em uma única seção. Você pode também introduzir itens em cores complementares que o cliente pode não ter considerado. Os clientes podem, então, ser induzidos a comprarem um outro item, como uma jaqueta ou um lenço para combinar com a roupa vermelha que pretendem levar. Monte várias seções de cores coordenadas necessárias para chamar a atenção e aumentar as vendas.

Acessórios

Muitas lojas de roupa vendem acessórios também, que por vezes ficam guardados em uma vitrine de vidro. Alguns acessórios ficam expostos para os clientes tocarem e experimentarem. Se você olhar os manequins, verá que os acessórios combinam com as roupas. O merchandising dos acessórios é aquele em que você os exibe de forma mais estimulante visualmente. Você pode fazer isso adicionando os acessórios em um manequim ou em um cabide. Isso permite ao cliente ver como a joia e outros itens podem realçar a aparência.

Compras impulsivas

Muitas lojas de varejo exibem seus produtos junto ao caixa. Claramente, há uma razão para as lojas manterem seus produtos na seção de "compra por impulso". Como os clientes aguardam na fila, há grande chance de eles verem alguma coisa que estão querendo adicionar à compra. Lojas que deixam itens perto da fila do caixa usam isso como uma oportunidade de vender ao cliente e, então, ganhar mais dinheiro. Há também algumas estratégias de venda como "última oportunidade para comprar". Os produtos com um preço menor podem funcionar bem nesta seção de compra por impulso, pois os clientes podem não se importar em pagar alguns reais a mais por outro produto que também desejam.

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