Ideias para fazer um modelo atômico de Bohr

Escrito por kim lewis | Traduzido por pamela oliveira
Ideias para fazer um modelo atômico de Bohr

Faça um modelo de Bohr com a ajuda da Tabela Periódica

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

O modelo de Bohr é uma teoria da estrutura atômica que foi desenvolvida pelo físico Niels Bohr. Um átomo é formado por três tipos de partículas básicas. Ele possui um núcleo, composto de prótons e nêutrons no centro. Ele também possui elétrons que descrevem órbitas em torno do núcleo. prótons possuem carga positiva, enquanto nêutrons não possuem carga. Elétrons possuem carga negativa. O número total de partículas que o átomo possui está listado na Tabela Periódica dos Elementos.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do modelo

Antes de construir o modelo, selecione um átomo e encontre-o na Tabela Periódica. Anote o número de prótons, nêutrons e elétrons que o átomo possui. O número de prótons e elétrons é o mesmo que o número atômico. O número de nêutrons é encontrado subtraindo-se o número atômico do número de massa atômica. Por exemplo, um oxigênio possui um número atômico 8 e massa 16. Ele, portanto, tem 8 prótons, 8 nêutrons e 8 elétrons. Calcule a que órbita os elétrons pertencem, ou use uma tabela de configuração eletrônica para encontrar a informação. Por exemplo, o primeiro orbital possui uma camada eletrônica que é chamada de 1, com uma subcamada chamada S, e pode conter dois elétrons. O segundo orbital possui uma camada chamada de 2 com duas subcamadas, S e P, e podem conter até 8 elétrons no total.

Desenho

Crie um desenho do modelo de Bohr com caneta, canetinhas e um compasso. Desenhe um pequeno círculo no meio de uma folha de papel. Escreva "P" para prótons dentro do círculo e escreva o número de prótons do lado dele, escreva "N" para nêutrons e escreva o número de nêutrons do lado, também. Desenhe círculos concêntricos para representar as órbitas e crie os elétrons nomeando-os como "e-" várias vezes. Como um exemplo, um modelo do nitrogênio possui 7 prótons, 7 nêutrons e 7 elétrons. O desenho teria "P7" e "N 7" no meio do círculo. O primeiro círculo externo teria dois "e-" enquanto o segundo teria cinco deles.

Construção do modelo de papel

Coloque um folha de cartolina em uma superfície plana. Corte um círculo de cartolina amarela e use como núcleo. Tente usar cartolina azul para o símbolo do próton e roxo para o do nêutron. Grude os símbolos dentro do círculo amarelo com cola ou fita. Crie círculos para os orbitais com cartolina preta com o miolo removido para que fique apenas um contorno. Corte pequenos círculos vermelhos para os elétrons e grude-os nas órbitas com fita ou cola.

Modelo de isopor

Um modelo de Bohr em 3D pode ser feito com cartolina, bolas de isopor, limpadores de cachimbo, percevejos e tinta. Comece com uma folha grande de cartolina grossa. Conte as bolas de isopor ao meio, pinte-as e, então, coloque-as no meio do papel. O número total de prótons pode ser pintado em uma bola representativa. Crie nêutrons com bolhas de isopor menores pintadas de uma cor diferente. Prenda ou cole limpadores de cachimbo juntos para criar os círculos do orbitais. Coloque percevejos nos limpadores de cachimbo, para representar os elétrons.

Modelo comestível

Crie um fundo com uma folha de papel encerado ou papel alumínio. Represente os prótons com balas de goma grandes azuis, laranjas ou verdes. Desenhe o número nelas com cobertura. Use balas menores, brancas ou amarelas, para os nêutrons. Faça os elétrons com pequenas jujubas vermelhas e construa as órbitas com tiras de alcaçuz conectadas. No lugar dos doces, use passas, amendoim e sementes de girassol. Faça os orbitais com fios de pipoca.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media