Ideias para fazer um modelo de célula humana em 3D

Escrito por kim durant | Traduzido por vanessa figueiredo
Ideias para fazer um modelo de célula humana em 3D
As células são a estrutura de plantas, animais e pessoas (plant biology image by John Sfondilias from Fotolia.com)

Desenvolver um modelo de célula humana em 3D pode parecer algo intimidador, principalmente se você não for muito bom em ciências ou achar que não possui habilidades criativas. Porém, se encarar o projeto como uma oportunidade para brincar com argila ou balões para obter a confiança da turma (e aprender algo durante o processo), você se sentirá mais animado do que intimidado a fazer o modelo.

Modelo de balões

Crie um modelo de célula humana gigante e incomum usando balões retorcidos para representar as várias estruturas internas de uma célula eucariótica. Use nós, formas e outros mecanismos usados por escultores de balões (além de fita adesiva, tinta e canetinhas, caso seja necessário) para fazer modelos coloridos e inflados de mitocôndrias, vacúolos, lisossomos e, claro, do núcleo. Condicione as estruturas celulares feitas com os balões em um saco de lixo bem grande. Prenda dois sacos com fita adesiva, caso seja necessário. Explique que o saco de lixo representa a membrana plasmática, a "parede" externa da célula, e o ar preenchendo os espaços vazios no modelo é o citoplasma.

Modelo de massinha

Com pelo menos uma semana de antecedência, siga a orientação dos fundadores do "The Cell Project" (O projeto celular) e faça um modelo de massinha em camadas, do tamanho de uma bola de tênis (a massinha deverá secar até ficar com uma consistência parecida com a do isopor, não muito pesada e nem muito dura). Escolha algumas cores para representar as estruturas celulares, incluindo a membrana plasmática e o citoplasma. Faça pequenas representações em massinha para cada estrutura celular interna. Envolva-as com a argila colorida escolhida para o citoplasma, fazendo com que fique parecida com uma bola celular. Cubra tudo isso com a cor designada para a membrana plasmática. Deixe secar por uma semana, então corte uma seção transversal, usando uma faca amolada, para revelar a estrutura interna do modelo.

Modelo de isopor e papel machê

Faça um modelo de célula humana usando os velhos conhecidos dos projetos de ciências: limpadores de cachimbo e bolas de isopor. Faça as organelas (estruturas celulares internas) a partir de bolas de isopor, tinta e limpadores de cachimbo. Conecte as estruturas usando um arame grosso (os limpadores de cachimbo podem ser frágeis demais). Condicione parcialmente as estruturas em uma membrana plasmática feita com papel machê.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível