Ideias para montar um bar em casa

Escrito por anna rangel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para montar um bar em casa
Ter um bar no conforto de casa para receber os amigos é muito simples (sutsaiy/iStock/Getty Images)

Quem gosta da vida noturna das grandes cidades e faz o tipo "boêmio" vai adorar a ideia de ter um bar em casa. É muito simples -- escolha um canto da casa e monte sua própria estação para reproduzir drinques clássicos ou criar novidades baseadas na época do ano, no clima e nas frutas e bebidas disponíveis. Uma parte da estante, um pequeno "aparador" ou uma mesa de canto já pode servir como base para criar um espaço que tenha a sua cara!

O ambiente ideal

O bar ideal é uma extensão da sala e da cozinha e oferece as principais bebidas favoritas da sua família. Por isso, escolha um local arejado, próximo a uma janela, para instalar o bar. Utilize um balcão, uma estante, uma mesa de centro e bandejas ou carrinhos para instalar as bebidas e os utensílios. Não esqueça de dar ao espaço uma decoração adequada à sua personalidade, com enfeites e outros bibelôs, além de copos especiais, uma coqueteleira personalizada ou baldes de gelo feitos de material especial.

Os utensílios necessários

Quem quiser se divertir em um bar em casa precisa de alguns utensílios básicos de cozinha, que fazem a maior diferença na hora de preparar os drinques: espremedores de frutas, descascadores bem afiados, coqueteleiras de tamanhos variados, forminhas divertidas de gelo e, para quem gosta de vinho, uma pequena adega climatizada, que controla as temperaturas da bebida antes de ser servida aos convidados. Taças e copos apropriados para os principais tipos de bebida também são curingas importantes na hora de montar o bar.

Ideias para montar um bar em casa
(arcoss/iStock/Getty Images)

O básico da coquetelaria

Invista em jarras, copos de martíni, vinho, cerveja, vodca e outras bebidas favoritas da família, que fazem uma grande diferença na hora de servir os drinques. Além disso, não deixe de adquirir um balde para gelo, feito com material de qualidade, que, além de manter as bebidas frias, dá um toque chique na decoração. Nas casas brasileiras, é essencial manter à mão um "kit caipirinha", com pilão e recipiente de madeira ou pedra, para amassar bem o limão.

Uma arrumação delicada

A decoração do seu bar também é importante, por isso não deixe de criar um ambiente em acordo com a sua personalidade e a dos seus familiares e amigos, com toques de elegância ou descontração. Uma dica dos decoradores é ir, aos poucos, adquirindo elementos que componham bem com o ambiente, como objetos e bibelôs comprados em viagens ou presenteados por amigos. Alguns itens são pequenos copos de licor, jarras, bandejas de materiais como prata, espelho e madeira e abridores de vinho modernos.

As bebidas fundamentais

Algumas bebidas são tão versáteis que podem ser usadas na composição dos mais variados drinques e, por isso, são curingas em qualquer bar. Destilados como vodca, gim, saquê e mesmo a brasileiríssima cachaça podem ser usados de diferentes formas e, por isso, devem estar sempre presentes nas estantes. Tenha sempre à mão vinho de boa qualidade, de variedades brancas, rosés e tintas, com sabor delicado no verão e mais denso no inverno. Além disso, uísques e licores de frutas servem podem ser usados sozinhos ou misturados a drinques clássicos.

Ideias para montar um bar em casa
(Fuse/Fuse/Getty Images)

Para deixar a criatividade fluir

Para fazer os drinques preferidos da família e dos amigos, é importante manter a estação sempre bem abastecida de sucos variados, água com e sem gás, frutas da época já lavadas e cortadas, se necessário, e muito gelo. Para ajudar na produção, é o caso de se avaliar manter uma pequena geladeira ou frigobar por perto, de forma que o "bartender" possa se dedicar à tarefa de forma divertida. Sempre vale ter à mão fatias de limão e outras frutas tropicais para a caipirinha.

Tudo seguro e longe do alcance das crianças

Quem não abre mão de ter um bar em casa, mas tem filhos pequenos, deve investir em gavetas e armários com chave, de forma a manter os utensílios muito bem guardados. Uma alternativa interessante é usar uma cristaleira, de portas de vidro com chave, para guardar copos delicados, de vidro e cristal, além das garrafas de bebidas. Dessa forma, o lazer está assegurado sem colocar crianças e animais de estimação em perigo. Para compor o bar, procure em supermercados e lojas de bebidas as principais alternativas disponíveis em sua região e aproveite!

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível