Ideias para montar uma rotina diária para meus filhos

Escrito por kate bradley | Traduzido por guilherme maluf
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para montar uma rotina diária para meus filhos
Use uma agenda para mostrar às crianças como fazer uma rotina (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Tanto as crianças como os pais podem se beneficiar muito de uma rotina diária bem estruturada e previsível, ela pode ajudar as crianças a aprender como administrar seu tempo e ensiná-las um sentido de ordem. Com um pouco de criatividade e flexibilidade você pode criar rotinas que seus filhos enfrentarão sem esforço.

Outras pessoas estão lendo

Mude o cenário

Mantenha suas crianças estimuladas o dia todo com cenários novos e atualizados constantemente. Se você passa a manhã no parque, vá para uma praça com brinquedos à tarde. Almoce no mesmo horário mas vá a restaurantes diferentes, faça um piquenique ou combine um almoço com um amigo na casa dele. Se seus filhos precisam de uma rotina para depois da escola, escolha de cinco a sete locais e deixe-os escolher um por dia. Determine as atividades da semana no domingo à noite.

Ouça as crianças

Os pais têm algumas atividades não questionáveis e que seus filhos devem fazer todos os dias, mas depois de programá-las, pergunte a opinião das crianças. Determine horários limites e determine quais atividades são proibidas em determinadas horas do dia. Por exemplo, nada de jogos de computador depois das 16h. Se você tem duas ou mais crianças, considere fazer rodízio na escolha das atividades. Deixe-os revesar na escolha do que você fará das 13h às 15h todo dia, por exemplo. Crianças precisam de estrutura e deixá-los participar em sua criação pode deixá-las mais colaborativas e receptivas a mudanças.

Deixe visível

Compre um grande calendário e pendure-o na área comum. Determine claramente (use códigos de cores) partes diferentes do dia para que as crianças saibam o que vem a seguir a qualquer hora. Crie a programação da próxima semana no domingo à noite e deixe as crianças colorirem e escreverem suas próprias atividades. Deixe mais divertido para crianças mais novas comprando adesivos de estrela dourada e colocando uma no dia em que elas cumprirem as atividades sem serem mandadas. Quando atingirem estrelas suficientes (10 em uma semana, por exemplo), elas ganham algo especial como um sorvete ou mais meia hora antes de dormir.

Seja flexível

Muita estrutura pode fazer com que crianças e pais explodam. Ponha objetivos para o dia e concentre seus esforços em completar os mais importantes. Evite mudar o horário das refeições. Esteja preparado para grandes perturbações na rotina - tenha aperitivos em mão caso você esteja no trânsito na hora do lanche e um mini travesseiro e cobertor se você estiver inesperadamente fora de casa durante o horário da soneca.

Deixe as crianças participarem

Ajude a reforçar a importância da rotina deixando as crianças participarem sempre que possível. Se você sempre janta às 18h, ensine seus filhos a começar a arrumar a mesa às 17:50. Se o café da manhã é sempre às 8h, reforce que as crianças devem estar vestidas 15 minutos antes. Ao invés de deixá-las na frente da TV para que você limpe tudo após o almoço, coloque-as para raspar os pratos no lixo ou recolher os talheres sujos. Crianças podem ficar mais cooperativas se sentirem que têm papéis importantes na execução.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível