×
Loading ...

Ideias para murais feitos de lixo reciclado

Atualizado em 17 abril, 2017

Um mural colaborativo é um projeto excelente para estudantes mais jovens. Utilizar materiais recicláveis para criar um quadro temático ensina as crianças a verem de uma forma diferente objetos que normalmente elas jogariam no lixo. A ideia de transformar algo velho em novo ganha vida nessa lição prática. Os alunos também aprendem a trabalhar juntos para elaborar e executar um plano. Primeiro, o projeto é esboçado no quadro e, em seguida, o grupo analisa os objetos que juntaram para definir o que pode ser usado.

Transformar lixo em arte ensina as crianças a terem uma visão nova dos objetos (Yasuhide Fumoto/Photodisc/Getty Images)

No zoológico

Os alunos podem utilizar palitos velhos de picolé para fazer as barras das jaulas dos animais. Tiras de jornal podem ser usadas como forro para os abrigos. Para fazer os animais, corte pedaços de pano velho no formato de ursos, leões ou onças. O tecido pode ser tingido ou os alunos podem escolher quais animais eles farão, tendo com base as cores dos panos. Corte uma franja no tecido para fazer a juba do leão. Os pedacinhos de papel redondos que sobram depois que o furador perfura o papel podem ser usados para fazer os olhos e narizes dos animais.

Loading...

Paraíso gelado

Flocos de isopor para embalagens ficarão ótimos como cobertura de neve nas montanhas. Corte uma caixa de ovos e utilize as partes circulares para fazer bonecos de neve. Procure fotos em revistas antigas de pessoas usando roupas de inverno; recorte-as e cole-as no mural. Uma dessas pessoas das fotos pode ficar segurando uma colher de plástico como se fosse uma pá de neve. Pedaços de papel alumínio podem ser usados para fazer estalactites de gelo ou um lago congelado. Pedacinhos redondos de papel perfurado podem representar a neve caindo sobre todo o cenário.

Dia na praia

Pedaços de lixa usada podem ser usados para fazer a areia. Corte figuras em forma de castelos de areia nesses pedaços e cole-as no mural. Utilize o alumínio para fazer a água do oceano. As crianças podem fazer os peixes com as partes de cima de garrafas ou tampas de caixas de leite. Os arames das embalagens de pão podem ser moldados no formato de gaivotas e palitos de picolé podem ser usados como remos. Fotos de pessoas ou outros objetos de praia podem ser colados, conforme a escolha do aluno.

Música

Uma montagem de instrumentos musicais pode ser feita curvando clipes de papel de modo a se parecerem com saxofones ou trompetes. Tampas de caixas de suco ou de embalagens de comida de bebê podem ser usadas para fazer baterias. Tampinhas de garrafa podem ser transformadas em notas musicais e gominhas podem ser esticadas sobre as tampinhas para fazer os violões. CDs antigos arranhados podem ser colados no painel, da forma como estão, para compor o tema.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...