on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Ideias de murais para salas de aula do Ensino Fundamental

Professores não decoram salas de aula com murais apenas para adicionar um interesse visual, mas também para celebrar, educar e informar os alunos sobre informações que eles deveriam saber. Murais apropriados para salas de Ensino Fundamental devem ser visualmente interessantes, e dar aos alunos maior entendimento sobre os tópicos discutidos. Compre materiais para murais em papelarias ou lojas de artesanato, e pense em usar materiais incomuns, como tecido, ao invés do papel de mural tradicional.

Decore

Dê as boas-vindas aos alunos criando um mural que liste os nomes de todos. Intitule o mural "Ursinhos do primeiro ano" (ou seja qual for o ano dos seus alunos). Pense em usar dois tipos de urso, uma para os meninos e outro para as meninas, ou ponha acessórios diferentes dependendo do sexo da criança. Escreva o nome de cada aluno claramente no mural e permita que eles levem os ursos para casa no fim da semana, como lembrança da primeira semana de aula; plastifique-os para que durem mais. Ponha um urso grande no quadro com o nome do professor. Decore o quadro com outras decorações no mesmo tema, como favos de mel ou pegadas.

Loading...

Eduque

Crie um mural dedicado à linguagem de sinais, com um pôster dos sinais para cada letra. Decore o mural mais ainda, etiquetando fotos de alguém formando certas palavras simples. Considere deixar o mural interativo, sinalizando uma letra ou palavra e pedindo para que os alunos a identifiquem. Passe folhas de papel com diagramas de palavras ou frases. Peça para que os alunos usem o pôster como guia e escrevam as frases. Essa atividade funciona bem para alunos mais velhos do Ensino Fundamental.

Informe

Às vezes, alunos do Ensino Fundamental acham que são insignificantes e incapazes de fazer diferença no mundo ao redor deles. Crie um mural intitulado "Dê uma mãozinha" e decorado com recortes de mãos. Escreva um exemplo de como ajudar em cada mão e prenda no mural. Sugira tanto maneiras simples quanto complexas de como os alunos podem ser úteis, como segurar a porta para alguém ou ser voluntário lendo livros em um asilo. Pense em deixar os alunos escolherem uma mão do mural para levar para casa como lembrete de modos pelos quais cada pessoa pode fazer a diferença.

Celebre

Celebre o centésimo dia de aula passando sacolas para os alunos uma semana antes. Peça para que eles encham a sacola com cem itens de alguma coisa e a tragam para a escola no centésimo dia. Prenda cada sacola no mural com um grampeador e faça os alunos compararem e contrastarem os diferentes itens dentro delas. Cem pedaços de macarrão não encherão a sacola tanto quanto cem pedaços de algodão. Interaja com o mural, e use as sacolas como meios de discutir estimativas e comparar quantidades de diferentes tamanhos e pesos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...