Mais
×

Ideias para organizar uma oficina mecânica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A organização é a chave para um ambiente como uma oficina mecânica, onde há ferramentas perigosas e objetos pontiagudos em abundância. Manter a organização não se limita a fazer as operações saírem como esperado, mas tem o propósito de manter a segurança também. Não importa se você tem uma oficina apenas como passatempo ou se gerencia uma grande organização, existem várias dicas que podem ser aplicadas.

Uma oficina mecânica organizada mantém o funcionamento de forma tranquila (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Painel perfurado para organizar ferramentas

Um painel perfurado é uma peça de madeira ou aço com pequenos furos igualmente espaçados, projetada para colocar ganchos ou cavilhas. Quando colocado em uma parede, o painel perfurado pode servir como um lugar para organizar ferramentas e equipamentos em uma oficina mecânica. Este tipo de painel pode ser encontrado em tamanhos tão grandes ou pequenos quanto você precisar. Eles podem cobrir uma parede inteira ou ser cortado na medida certa. Você também pode comprar acessórios que ligam uma placa a outra. Os ganchos podem possuir caixas de plástico pequenas ou grandes, algumas projetadas especificamente para colocar revistas ou jornais.

Limpeza e áreas de inspeção

Em muitas oficinas mecânicas, as operações comerciais, de limpeza e inspeção de produtos acabados é uma parte importante do processo de trabalho. Mantenha esta área separada da principal. Isso pode evitar qualquer contaminação e potencial mistura com itens não-acabados. Certifique-se de que todos os funcionários da loja sabem que, assim que um item for terminado, ele vai diretamente para este espaço.

Etiquetas

Algo tão simples como uma etiqueta pode desempenhar um papel fundamental na organização de sua oficina mecânica, particularmente se a área for usada por muitas pessoas. Coloque etiquetas em placas perfuradas, em gavetas e em qualquer local onde ferramentas e objetos são armazenados. Insista para que todos que usem um item o coloquem de volta em seu local específico. Para manter o espaço limpo e arrumado é preciso insistência, pois pode levar algum tempo até que todos se acostumem.

Organize os equipamentos de segurança

Equipamentos de segurança são vitais em uma oficina mecânica. Cada pessoa pode ter seu próprio equipamento ou usar itens comuns. Independentemente de como sua oficina opera, tenha uma área do lado de fora especificamente designada para colocar os equipamentos de segurança. Isso pode evitar que estes equipamentos se misturem com os itens da oficina. Se sua oficina for grande o suficiente, considere a instalação de um armário para cada trabalhador. Já uma oficina pequena pode se contentar com caixas de plástico.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article