×
Loading ...

Ideias para paisagismo de calçadas e caminhos

Atualizado em 21 novembro, 2016

As calçadas são os caminhos de entrada para casas que, quando acentuados com elementos decorativos, adicionam um apelo estético único. Plantar cercas vivas ou montar caminhos de pedras e cercas são apenas algumas opções disponíveis. As cercas vivas e as cercas de madeira podem funcionar como barreiras de privacidade dos vizinhos ou atuar como trilhos de suporte para a entrada e saída dos convidados, portanto, sua criação ajuda na funcionalidade e no desenvolvimento de um projeto paisagístico útil e decorativo.

O paisagismo da entrada da casa aumenta o apelo da casa (house image by Byron Moore from Fotolia.com)

Cercas vivas

As cercas vivas são elementos de paisagismo compostos por flores, arbustos, árvores e moitas. São ideais para a calçada porque você pode escolher um projeto mais básico ou mais amplo, dependendo do seu orçamento. Você pode plantar uma única fileira de flores de baixa manutenção típicas da sua região ao longo dos caminhos de entrada, ou plantar um pequeno canteiro de uma flor à sua escolha em ambos os lados da entrada e da saída. Para tirar ainda mais proveito das cercas vivas e economizar no orçamento, escolha uma flor que brote todo ano, assim você não tem que comprá-la várias vezes. Você também pode optar por usar uma árvore ou arbusto para as laterais da entrada e da saída.

A combinação de árvores, arbustos e flores é outra maneira adequada de montar um paisagismo bonito em calçadas. Evite adicionar muitas plantas em caminhos estreitos porque elas farão com que eles pareçam ainda mais apertados. Consulte um paisagista profissional para ver que tipos de plantas funcionam bem juntos para combinar em uma mesma cerca viva, já que algumas plantas crescem mais intensamente do que outras, o que pode levar a crescimento excessivo .

Loading...

Caminhos de pedra

Neste modelo de paisagismo, os limites da calçada recebem objetos sólidos como rocha. As regiões com baixo índice pluviométrico não fornecem um ambiente de crescimento ideal para muitas plantas; portanto, uma paisagem com pedras decorativas é uma escolha melhor. Você pode simplesmente alinhar os caminhos com pedras ou designar um ponto para montar um jardim com diversos tipos e tamanhos de pedra. A maioria das calçadas e passarelas é feita de superfícies sólidas, então a escolha de rochas com cores contrastantes vai ajudar a destacá-las como um elemento de design.

Cercas

O paisagismo de calçadas e caminhos de entrada usando cercas oferece mais liberdade de design do que você pensa. É possível escolher o material, altura, largura e localização. Materiais como pedra, madeira e ferro forjado funcionam bem para montar uma cerca e permitem que você incorpore um design personalizado que combine com a decoração exterior da sua casa. Escolha a altura e a largura da cerca com base em sua finalidade; uma cerca alta ao longo de uma passagem ajuda a proporcionar privacidade, e uma cerca estreita em uma calçada permite que os convidados a segurem como um corrimão quando estiverem entrando em sua casa. Sua última opção para paisagismo com cercas é decidir se você quer que ela delimite todo o caminho ou que apenas destaque uma seção. A instalação de uma pequena cerca em ambos os lados da entrada da casa cria um ponto focal de paisagismo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...