×
Loading ...

Ideias para paisagismo com coberturas para jardins

Atualizado em 21 novembro, 2016

A cobertura em volta das mudas, arbustos e árvores proporciona um acabamento ao jardim que não é possível obter com a exposição do solo. Para ser feita, os fabricantes cortam madeira de lei, pinheiros ou cedro em lascas ou em formato de pepita para serem usados em áreas do solo do jardim. Com isso, a cobertura desencoraja o crescimento de ervas daninhas e ajuda a manter os níveis de umidade no jardim. Com o passar do tempo, ela se decompõe para fornecer nutrientes ricos ao solo. Além disso, a cobertura também ajuda a manter a temperatura do solo estável, o que acaba ajudando no crescimento saudável das raízes das plantas. O paisagismo com esse artigo proporciona o toque final aos jardins, dando à paisagem um acabamento perfeito.

A cobertura em volta das mudas, arbustos e árvores proporciona acabamento ao jardim (John Keatley/Digital Vision/Getty Images)

Tipos de palhagem

A escolha de um tipo de cobertura para o jardim depende do que se almeja para o paisagismo do ambiente. No mercado, é possível encontrar dois tipos: a orgânica e a inorgânica. A orgânica se decompõe com o tempo e é feita de madeira, palha ou pinheiro, enquanto a inorgânica é composta por rochas, cascalho e pedras. O tipo de cobertura usada depende simplesmente da sua preferência. Entretanto, a cobertura orgânica se decompõe e precisa ser reposta todos os anos. Por outro lado, as rochas, cascalhos e seixos dão um aspecto duradouro ao jardim e não precisam ser repostos.

Loading...

Toques finais

Como última camada de tinta na parede, a cobertura proporciona elegância ao jardim. A escolha dela requer a análise geral da paisagem para determinar qual é a mais ideal. A cobertura com lascas de madeira tende a custar menos; já as feitas com pedras ou cascalhos dão um contraste incrível ao jardim, destacando as cores das plantas. Escolha a cobertura que melhor realce as plantas e combine com a paisagem.
As coberturas de madeira podem ser usadas em qualquer lugar para dar um aspecto refinado ao jardim. Já as coberturas com pedras e seixos requerem um pouco mais de atenção na hora da escolha, pois elas vêm em vários tamanhos e formatos, portanto, é possível escolher cores para destacar os canteiros ou o interior da casa. Você pode utilizar a mesma pedra do muro de retenção ou escolher uma cor de pedra diferente para acentuar o jardim. Além disso, é possível fazer uma parte do jardim com cobertura orgânica e a outra parte com cobertura inorgânica para texturizar e diferenciar as partes do ambiente. Coloque a cobertura em cada lado do canteiro de pedras para criar um ponto focal distinto.

Outros tipos de cobertura

Em suma, deve-se escolher de uma cobertura que acentue a casa e realce as plantas. Esses artigos devem valorizar não apenas o jardim, mas também a parte externa da casa. As coberturas orgânicas podem ser feitas a partir de madeira bem como outras matérias. No sul dos Estados Unidos, os pinheiros são bastante usados, pois essa região é rica em pinheiros e, quando eles caem, forma-se uma cobertura natural. Esse tipo de cobertura morta combina bem com todos os tipos de plantas. A grama cortada é uma grande fonte de nutrientes para as hortas. Ademais, ela se decompõe, rejuvenescendo o solo e reduzindo a presença de ervas daninhas. A palha também é outra opção, embora essa escolha não seja tão atraente quanto às coberturas de madeira ou pedras. Independente do tipo de cobertura usada, aplique camadas com 7 a 10 cm de profundidade; amontoe a cobertura na base das plantas para melhorar a retenção de umidade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...