×
Loading ...

Ideias para paisagismo em terrenos de relevo irregular

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quintais desnivelados que contenham um monte de pedras são um desafio para paisagistas. O desnível e a superfície acidentada desses terrenos tornam a construção de jardins, gazebos, cercas e mesmo gramados incrivelmente difícil. Além disso, o próprio terreno pode estar sujeito à erosão e pequenos deslizamentos de pedras. Para aproveitar o máximo do valor estético desse tipo de terreno irregular, e torná-lo seguro, há várias ideias que podem ajudar.

Um exemplo de terraceamento. (terrace image by Balogh Eniko from Fotolia.com)

Nivelando o terreno

Se a maioria do terreno ao redor de sua área é plana, e não está, por exemplo, posicionada ao lado de um morro muito alto, você pode conseguir nivelar o terreno. Isso irá permitir a utilização de quaisquer elementos paisagísticos que você desejar. De acordo com o site Backyard Landscaping Ideas (Ideias de Paisagismo para Quintais, em inglês), comece removendo a camada superior do seu terreno, que consiste de grama, raízes e do solo entre elas. Utilize uma pá para alcançar a camada inferior do solo e espalhe a terra das porções mais elevadas até que todo o quintal esteja nivelado. Também é possível utilizar um trator ou máquina similar para facilitar o processo. Essa ideia tem duas funções, pois com ela você também pode remover muitas das pedras do quintal durante o processo de nivelamento.

Loading...

Cobertura do solo

Gramados tradicionais não terão uma aparência uniforme e limpa em um terreno irregular e cheio de pedras. Ao invés disso, ele ficará remendado, desigual e, em muitos casos, mal cuidado. De acordo com o site Doug Green's Garden (O Jardim de Doug Green, também em inglês), é mais fácil conseguir cobrir um terreno desse tipo com outros tipos de plantas, como a hera (Hedera Helix), uma planta capaz de cobrir rochas; a paquisandra (pachysandra terminalis), um arbusto rasteiro capaz de cobrir uniformemente todo o terreno; e plantas perenes, como os lírios, que têm uma aparência de gramado verde, antes de florescer. A phlox de jardim é outra ótima opção, e é particularmente recomendada para cobrir rochas.

Terraceamento

Terraceamento é o processo de separar um terreno íngreme em múltiplas áreas planas, que se estendem pelo terreno como uma série de degraus. Em um terreno íngreme e rochoso, o terraceamento é uma ótima opção por duas razões: primeiro, ele separa o terreno em diversos níveis que podem ser usados para muitos propósitos. Por exemplo, você pode usar uma área para fazer um jardim, uma para colocar um gramado com cadeiras, e outro para uma churrasqueira ao ar livre. Segundo: você pode construir paredes de contenção para cada nível utilizando as pedras que retirou do terreno. Claro, isso requer muita escavação e a extração de uma grande quantidade de pedras, mas no fim das contas vai te poupar dinheiro na compra de materiais para o mesmo fim.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...