Ideias de paisagismo com tocos de árvores

Escrito por deborah stephenson | Traduzido por david henrique pires ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de paisagismo com tocos de árvores
Um toco desse tamanho está praticamente implorando para se transformar em alguma coisa interessante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Você já deve ter ouvido a frase "quando a vida lhe der limões, faça uma limonada". Qualquer jardineiro lhe dirá que um grande desafio em seu trabalho é um toco de árvore teimoso que resiste a todas as tentativas de remoção. Se você tiver um toco que se recusa a deixar seu jardim, desista e faça dele uma parte do seu paisagismo.

Vaso para plantas

A maioria dos tocos endurecerá bastante antes de finalmente apodrecerem o suficiente para serem removidos, e você pode usar essa característica. Use uma broca de trado larga para fazer vários buracos no toco — mantendo os buracos o mais próximo possível uns dos outros, e deixando uma faixa de 2,5 cm em todo o redor do toco como uma borda. Use um cinzel e martelo para remover o resto até ter uma cavidade similar a um vaso. Encha com terra e plante uma flor rústica que não caia ao chão.

Dois tocos formando um banco

Agradeça aos céus se tiver dois tocos similares em uma distância de 90 cm até 1,20 m um do outro, e com pelo menos 40 cm de altura. Use uma serra para deixá-los exatamente no mesmo nível, e então coloque uma tábua larga e grossa por cima deles, fazendo um banco rústico. Adicione algumas plantas envasadas ou um canteiro de flores por trás dele para fazer um fundo colorido.

Banheira de pássaros ou fonte instantânea

Se você tiver um toco alto, tente acomodar uma pia de pedra ou vaso de argila em cima para encher com algumas pedrinhas e água para fazer uma banheira de pássaros. Se preferir um design mais estável, escave o toco como feito no passo 1, mas coloque uma pia larga e rasa — preferencialmente de aço inoxidável ou cerâmica — dentro. Coloque uma pedra grande no centro se a tigela tiver mais que alguns centímetros de profundidade para que os pássaros tenham um local seguro onde ficar enquanto bebe água. Plante girassol anão perto para que os passarinhos possam comer as sementes.

Mesa de damas

Quando uma árvore grande cai, o toco restante frequentemente tem o tamanho de uma mesa. Isso é bom se você quiser uma mesa para exterior resistente, mas não deseja comprar uma. Nivele, aplaine e lixe cuidadosamente o topo do toco para transformá-lo numa excelente mesa. Pinte um tabuleiro de damas em cima e use um selante de qualidade para selar. Chame os amigos e sirva alguns drinques para fazer um campeonato de damas.

Faça uma árvore

Se você gostava daquela árvore, mas ela teve de ser cortada, você não poderá substituí-la exatamente, mas pode fazer um "memorial" para ela. Faça um buraco grande e fundo no centro do toco e coloque um pedaço grande de cano de aço com cerca do mesmo diâmetro do buraco — pintado de preto ou marrom — dentro do toco. Adicione peças transversais no topo da árvore usando canos em formato de T e pedaços menores de canos. Passe alguns fios indo do fim das peças transversais até ganchos pequenos dentro do toco. Plante vinhas na base. Conforme as vinhas crescem, "treine" para que elas passem pelo "tronco" e "galhos" da sua nova árvore.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível